Marx Tardio e a Via Russa

Marx Tardio e a Via Russa Teodor Shanin


Compartilhe


Marx Tardio e a Via Russa


Marx e as periferias do capitalismo




Ao longo de sua vida e sua obra Karl Marx tinha duas preocupações centrais: compreender o movimento de constituição da sociedade burguesa, cuja base é a exploração do trabalho pelo capital, sua lógica e sua dinâmica de funcionamento; e contribuir para a transformação dessa sociedade em favor da maioria, dos trabalhadores e trabalhadoras. É a partir disso e nessa perspectiva que ele e Friedrich Engels constroem um edifício teórico ainda fundamental para compreendermos o mundo hoje, justamente por não se constituir como um dogma, como uma verdade que paira acima de tudo, mas por trazer um método de análise das contradições entre as classes sociais que compõem a sociedade.

Em 1881, dois anos antes de morrer, Marx se aproxima da tradição revolucionária russa – esta já sob influência de sua obra, O Capital, publicado em 1867 – e com os debates a respeito da constituição de uma sociedade socialista a partir de um capitalismo atrasado, periférico. Seu interesse pela Rússia aumenta, vê ali uma possibilidade de revolução e, tendo em conta a realidade desse país, se dedica a refletir, principalmente, sobre o papel dos camponeses nesse processo. Esse é o tema em torno do qual gira Marx tardio e a via russa: Marx e as periferias do capitalismo, organizado por Teodor Shanin, professor da Escola de Ciências Sociais e Econômicas da Universidade de Moscou e da Universidade de Manchester, e membro da Acadêmia de Ciências Agrárias da Rússia.

ste livro, dividido em três partes, traz diferentes interpretações sobre o pensamento de Marx nesses seus últimos escritos; recupera as suas formulações por meio das cartas que trocou com Vera Zasulich; e traz textos de N. Tchernichevski e documentos da organização A Vontade do Povo, expressivos da tradição revolucionária da Rússia, estabelecendo pontes com o pensamento de Marx.

Longe de ser um debate pacífico, esta obra se caracteriza pela polêmica criativa com relação à teoria social desenvolvida por Marx e Engels, que traz elementos atuais para compreendermos e transformarmos a realidade dos países de capitalismo periférico, em que a questão agrária não foi equacionada. Para além de seu interesse teórico, é também um instigante material para contribuir nas lutas sociais.

Ensaios

Edições (1)

ver mais
Marx Tardio e a Via Russa

Similares

(7) ver mais
Marx nas Margens
O Marxismo Ocidental
Estrela Vermelha Sobre o Terceiro Mundo
Vietnã

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

64%

36%

João gregorio
cadastrou em:
13/03/2019 14:37:39
Albert
editou em:
20/08/2019 13:54:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR