Matriarcas do Samba Paulistano

Matriarcas do Samba Paulistano Juliana Yamamoto...


Compartilhe


Matriarcas do Samba Paulistano





O samba brotou em vários lugares do Brasil a partir de diferentes ascendências e origens. Em São Paulo, recebeu forte influência do batuque rural e formou bambas de respeito. Ainda assim, o ritmo seguiu marginalizado e estigmatizado, principalmente se comparado a outras matrizes, como a baiana e a carioca.

Resistindo contra a invisibilização, o batuque negro se impôs no concreto da cidade grande, entre as periferias e os guetos. Se hoje o Carnaval de São Paulo é considerado um dos maiores do país, muitas pessoas se dedicaram às artes do samba na cidade antes de qualquer reconhecimento similar.

Ao mergulhar nas suas origens e principais personagens, esse livro narra a trajetória de cinco agremiações tradicionais da folia paulistana: Lavapés, Vai-Vai, Camisa Verde e Branco, Nenê de Vila Matilde e Unidos do Peruche. Verdadeiras matriarcas, foram elas progenitoras de uma linhagem de outras escolas e grupos carnavalescos.

Viaje no tempo por meio do marcante som do bumbo de Pirapora. Brinque com os antigos cordões, relembre a inesquecível Avenida Tiradentes e se esbalde no espetáculo grandioso do Anhembi. São muitos os carnavais que marcaram época, gloriosos, feitos por grandes sambistas brasileiros.
(https://carnavalize.lojaintegrada.com.br/matriarcas-do-samba-paulistano-pre-venda.)

Artes

Edições (1)

ver mais
Matriarcas do Samba Paulistano

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Alexandre de Omena
cadastrou em:
24/12/2023 09:49:43
Alexandre de Omena
editou em:
21/04/2024 15:52:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR