Médicos, Medicina popular e Inquisição

Médicos, Medicina popular e Inquisição Timothy D. Walker


Compartilhe


Médicos, Medicina popular e Inquisição


A Repressão das Curas Mágicas em Portugal durante o Iluminismo




Olhando para o título deste livro, o leitor seria perdoado se pensasse que este é mais um estudo da Inquisição em Portugal. Não é o caso. Este é um trabalho altamente original que combina fontes da história da Inquisição e da história da medicina (assim como muitas outras, uma história particularmente intelectual) para examinar a enorme contradição de profissionais médicos treinados durante o Iluminismo português que utilizavam o aparato repressivo da Inquisição para eliminar seus competidores mais rústicos e (na sua maioria) iletrados: os curandeiros populares.
Este estudo é absolutamente agradável e bem pesquisado. Walker usou documentação de numerosos arquivos em Lisboa, Évora e Londres. Em muitos aspectos, sua pesquisa interconecta temas muito divergentes e suas respectivas bibliografias, como por exemplo as práticas de cura populares e a cultura popular no início da era moderna, a história intelectual do Iluminismo, a história médica moderna e a história da Inquisição. (Timothy Coates, The College of Charleston, EUA)

Edições (1)

ver mais
Médicos, Medicina popular e Inquisição

Similares

(3) ver mais
Viver nos Tempos da Inquisição
VÍNCULOS DO FOGO
O Último Cabalista de Lisboa

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

54%

46%

Daniel501
cadastrou em:
16/09/2014 00:46:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR