Memória de minhas putas tristes

Memória de minhas putas tristes Gabriel García Márquez


Compartilhe


Memória de minhas putas tristes





O último romance de García Máquez, que já vendeu quase 400 mil exemplares no Brasil, ganha capa nova.

Memória de minhas putas tristes é um romance nostálgico, cujo narrador, do qual não sabemos o nome, resolve dar-se de presente uma noite com uma virgem para comemorar seus 90 anos. Tudo que sabemos sobre ele é que trabalha para um jornal como crítico de música e que passou a vida em meio a prostitutas. Podemos dizer que é um homem culto e que nunca pensou em se casar. Ele inclusive abandonou a noiva no dia do casamento. Sabemos também que o apetite sexual desse nonagenário é impressionante e que ele faz sexo com frequência.

Para realizar o sonho sexual, o narrador recorre a uma velha conhecida, uma cafetina aposentada, que já havia intermediado negócios para ele (prostitutas), no passado, e pede a ela que organize esse encontro. As dificuldades de atender ao pedido ficam claras desde o início. Mas ele vai conseguir o que quer, não importa o quanto custe.

Essa senhora se vê então com uma difícil tarefa: como encontrar uma virgem? A cafetina então acha uma menina de 14 anos que trabalhava pregando botões e que cuidava dos irmãos mais novos. Ela estaria esperando o idoso num quartinho reservado para os clientes mais ilustres. O narrador coloca sua melhor roupa e vai até o bordel. Como a adolescente fica nervosa, a cafetina oferece a ela um chá com efeito calmante e a jovem adormece. A senhora então sugere ao narrador que realize seu sonho de tirar a virgindade da menina sem acordá-la, para protegê-la da dor da experiência. Ele se despe, mas fica com receio de tirar vantagem da menina. Então encontra uma solução: ele simplesmente dorme ao lado da menina, desfrutando da sensação de estar ao lado de uma mulher.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (15)

ver mais
Memória de minhas putas tristes
Memória de minhas putas tristes
Memoria di mis putas tristes
Memória de minhas putas tristes

Similares

(33) ver mais
A casa das belas adormecidas
Relato de um Náufrago
O Veneno da Madrugada
Os Funerais da Mamãe Grande

Resenhas para Memória de minhas putas tristes (717)

ver mais
Memórias de minhas putas tristes, de Gabriel García Márquez

Que eu sou fã de carteirinha do Gabo, vocês já sabem. Mas eu tenho uma história de infância envolvendo essa obra. Nunca vou esquecer de, em uma viagem de navio que fiz com meus avós paternos, ver minha avó lendo um mesmo livro em vários momentos daquelas férias. Eu devia ter uns 10 anos e, como um bom curioso, resolvi fuçar para saber o título que ela tinha em mãos. Fiquei em choque quando eu vi: minha avó estava lendo uma obra sobre putas tristes? A minha imaginação foi longe para ten... leia mais

Estatísticas

Desejam1.286
Trocam127
Avaliações 3.8 / 15.304
5
ranking 31
31%
4
ranking 38
38%
3
ranking 24
24%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

29%

71%

Alê | @alexandrejjr
cadastrou em:
15/02/2021 12:41:29
Alê | @alexandrejjr
editou em:
03/12/2021 14:32:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR