Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis


Compartilhe


Memórias Póstumas de Brás Cubas





Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.

Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia — peneirava — uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa idéia no discurso que proferiu à beira de minha cova: — «Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.»

Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei. E foi assim que cheguei à cláusula dos meus dias; foi assim que me encaminhei para o undiscovered country de Hamlet, sem as ânsias nem as dúvidas do moço príncipe, mas pausado e trôpego como quem se retira tarde do espetáculo. Tarde e aborrecido. Viram-me ir umas nove ou dez pessoas, entre elas três senhoras, — minha irmã Sabina, casada com o Cotrim, — a filha, um lírio do vale, — e… Tenham paciência! daqui a pouco lhes direi quem era a terceira senhora. Contentem-se de saber que essa anônima, ainda que não parenta, padeceu mais do que as parentas. É verdade, padeceu mais. Não digo que se carpisse, não digo que se deixasse rolar pelo chão, epiléptica. Nem o meu óbito era cousa altamente dramática… Um solteirão que expira aos sessenta e quatro anos, não parece que reúna em si todos os elementos de uma tragédia. E dado que sim, o que menos convinha a essa anônima era aparentá-lo. De pé, à cabeceira da cama, com os olhos estúpidos, a boca entreaberta, a triste senhora mal podia crer na minha extinção.

«Morto! morto!» — dizia consigo.

Ficção / Literatura Brasileira

Edições (187)

ver mais
Memórias póstumas de Brás Cubas
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Memórias póstumas de Brás Cubas
Memórias Póstumas de Brás Cubas

Similares

(166) ver mais
Dom Casmurro
Postmortaj rememoroj de Bras Cubas
Contos
Cultura e Sociedade vol.I

Resenhas para Memórias Póstumas de Brás Cubas (3.690)

ver mais
on 14/8/10


Um livro de tamanha genialidade não poderia mesmo ter menos de 775 abandonos numa rede de leitores de Crepúsculo e auto-ajuda. ... leia mais

Vídeos Memórias Póstumas de Brás Cubas (13)

ver mais
10 LIVROS INCRÍVEIS DISPONÍVEIS NO PRIME READING!

10 LIVROS INCRÍVEIS DISPONÍVEIS NO PRIME READ

LANÇAMENTOS DE LIVROS | JULHO 2023 | Ana Carolina Wagner

LANÇAMENTOS DE LIVROS | JULHO 2023 | Ana Caro

Discurso de Rui Barbosa no enterro de Machado de Assis

Discurso de Rui Barbosa no enterro de Machado

AUDIOLIVRO: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

AUDIOLIVRO: Memórias Póstumas de Brás Cubas,


Estatísticas

Desejam2.966
Trocam815
Avaliações 4.1 / 65.436
5
ranking 47
47%
4
ranking 31
31%
3
ranking 17
17%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

26%

74%

Tih
cadastrou em:
11/09/2017 18:56:02
Jeanine
editou em:
13/12/2022 10:59:29
Jeanine
aprovou em:
15/12/2022 16:11:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR