Memórias da Cabanagem

Memórias da Cabanagem Leonardo Torii...


Compartilhe


Memórias da Cabanagem (Cultura e Memória #2)





Olhar para o passado e revisitá-lo com reverência e respeito é sempre um caminho seguro para entender as feições e movimentos históricos do presente.
A Amazônia, com sua grandeza territorial e acúmulo ancestral de tradições dos povos que nela habitam há milhares de anos, foi, por vezes, isolada das narrativas construídas ao longo da história do Brasil. Uma espécie de apagamento simbólico deste pedaço de país que sempre representou um desafio para o modelo colonizador de ocupação e progresso. Nos livros de história que formam o entendimento imediato e superficial dos períodos colonial e imperial é fácil conhecer detalhes da Inconfidência Mineira e de
seu mártir Tiradentes; da Guerra de Canudos e seu líder mítico Antônio Conselheiro, da Revolução Farroupilha, da Revolta da Chibata, da Balaiada e da Sabinada. Todos levantes populares que traduziram aspirações diretas
da sociedade oprimida e o combate às injustiças sociais que marcaram com sangue e luta capítulos inaugurais da edificação do Brasil como nação.
Mas poucos ouviram falar na Cabanagem - a maior revolução social do Brasil Império. Mobilizada pelo povo que protagonizou batalhas sangrentas contra as forças militares do governo central, foi a única que alcançou seu propósito revolucionário, conquistando o poder, mantido por 1 ano nas mãos dos líderes cabanos antes de ser violentamente reprimida.
Sua importância é revivida nesta obra literária que nos projeta até o século XIX, para o coração desta passagem fundante da identidade do Estado do Pará, sua formação e contexto diante do Brasil.
O Governo do estado do Pará, através da Secretaria de Cultura, tem a honra de lançar “Memórias da Cabanagem”, num esforço de valorização de nossa história para todas as gerações futuras. E para que este grandioso levante popular continue cumprindo sua missão de fazer frutificar em solo paraense a coragem de lutar incansavelmente por justiça e igualdade.
URSULA VIDAL
SECRETÁRIA DE ESTADO DE CULTURA

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
Memórias da Cabanagem

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Brunífero
cadastrou em:
12/01/2024 22:09:12
Brunífero
editou em:
12/01/2024 22:11:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR