Memórias de Carlota Joaquina

Memórias de Carlota Joaquina Marsilio Cassotti


Compartilhe


Memórias de Carlota Joaquina


A amante do poder




Ao chegar no Brasil, Carlota Joaquina de Bourbon (1775-1830) não suportava a ideia de ver-se convertida em “princesa colonial” e viver no Rio de Janeiro. Preferia a Europa, esclarecida pelo Iluminismo, ainda que incendiada pelas selvagens guerras napoleônicas. Mas a abdicação do trono espanhol por seu pai possibilitava-lhe tornar-se regente do império espanhol na América, e quem sabe coroar-se “rainha do rio da Prata”. Autêntica amante do poder, ela poderia, até mesmo, invadir o Brasil e destronar o marido, Dom João.
Com base em documentos históricos e testemunhos de quem conviveu diretamente com a “princesa rebelde”, 'Memórias de Carlota Joaquina – a amante do poder', do renomado autor Marsilio Cassotti, apresenta uma Carlota que, em primeira pessoa, faz revelações surpreendentes sobre sua vida: as intrigas políticas de sua pérfida e refinada mãe; o casamento aos dez anos de idade com João; os choques com a conservadora corte portuguesa; a hipocrisia do “aterrorizado” e sexualmente ambíguo esposo; as contínuas gravidezes e partos; a disparatada fuga dos Bragança para o Brasil; sua fria relação com o mulherengo dom Pedro; a tensão com a “dissimulada Leopoldina”, e, ainda, seu desespero por ter de deixar, em 1821, “esta mina bem carregadinha que é o Brasil”.
Uma apaixonante e instrutiva biografia histórica, de ritmo ágil e estilo ameno, narrada pela mulher mais conhecida, excêntrica e difamada da história do Brasil, além de uma análise original e inteligente, de grande atualidade, das sombras e ambiguidades do poder político de rainhas e princesas consorte europeias. E, por que não, de candidatas à presidência e presidentas de repúblicas sul-americanas.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Memórias de Carlota Joaquina

Similares

(33) ver mais
Carlota Joaquina
A Biografia Íntima de Leopoldina
A Rainha Adultera
Dom João Carioca :

Resenhas para Memórias de Carlota Joaquina (17)

ver mais
on 20/8/17


Não sou de abandonar livros. Em geral, persisto até o fim, sempre na expectativa de que a obra ainda há de me oferecer algo de bom, mesmo não estando a leitura de todo agradável. Entretanto quando o livro perde o sentido para mim e prosseguir nele se torna totalmente sem proveito, deixo-o de lado. Foi o que aconteceu nesse "Memórias de Carlota Joaquina". Adquiri o exemplar com certa expectativa, por considerar tal personalidade histórica interessante e também por já ter apreciado o... leia mais

Estatísticas

Desejam52
Trocam1
Avaliações 3.7 / 74
5
ranking 20
20%
4
ranking 46
46%
3
ranking 32
32%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

23%

77%

Kênia Cândido
cadastrou em:
11/07/2017 08:47:07
Blendon Moreira
editou em:
19/12/2023 19:29:17
Beatriz Soares
aprovou em:
14/08/2017 10:33:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR