Memórias de Maigret

Memórias de Maigret Georges Simenon


Compartilhe


Memórias de Maigret









Memórias de Maigret é um livro que delicia fãs de Simenon e que apaixona os amantes de boa literatura. Mais do que dar voz a seu principal personagem, o comissário da polícia francesa Jules Maigret, Simenon promove uma verdadeira inversão de papéis: Maigret, o personagem, torna-se o narrador, enquanto que Simenon, o escritor, torna-se personagem.



A narrativa começa com Maigret tentando se lembrar em que ano conheceu Simenon, na época um romancista iniciante que assinava apenas Georges Sim. Como o título sugere, o comissário decide escrever suas memórias para deixar um registro da sua versão dos fatos, já que Simenon, ao torná-lo personagem de seus livros, acaba ficcionalizando sua vida além da conta.



A seguir, Maigret fala sobre sua infância no interior, a morte da mãe, a influência do pai e dos tios, a ida para Paris, os primeiros anos na Polícia, e conta como conheceu a esposa, Louise. Em um dos melhores momentos do livro, Maigret analisa a repercussão do personagem de Simenon no cinema e se compara com todos os atores que o interpretaram na tela – uns mais magros, outros mais velhos, alguns tão verossímeis que acredita ter sido secretamente observado por eles.



As reuniões na sede da Polícia também originaram diálogos antológicos entre criatura e criador. Em uma delas, quando Maigret reclama que Simenon está cometendo inexatidões técnicas em seus livros, o último afirma: “– A verdade nunca parece verdadeira. (...) Conte uma história qualquer a alguém. Se não a enfeitar, acharão inacreditável, artificial. Enfeite-a, e será mais verdadeira que o natural.”

Edições (2)

ver mais
Memórias de Maigret
Memórias de Maigret

Similares

(18) ver mais
Os escrúpulos de Maigret
O Revólver de Maigret
O quarto azul
Maigret

Resenhas para Memórias de Maigret (2)

ver mais
Interessante
on 13/4/20


O livro é escrito de forma distinta dos outros livros que havia lido do autor. Recomendo para saber mais sobre esse famoso detetive e também curtir a fluidez da leitura.... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam7
Avaliações 4.0 / 25
5
ranking 36
36%
4
ranking 40
40%
3
ranking 20
20%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Fátima Lopes
cadastrou em:
23/11/2009 00:51:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR