Memórias de Marta

Memórias de Marta Júlia Lopes de Almeida


Compartilhe


Memórias de Marta





Memórias de Marta é o primeiro romance — alguns se referem à obra como ensaio de romance — de Júlia Lopes de Almeida, publicado em 1888, inicialmente em folhetim e posteriormente compilado em livro. Como o próprio título entrega, o livro, narrado em primeira pessoa, conta a história de Marta. A maior parte da trama desenvolve-se dentro de um cortiço, tendo como cenário principal a Capital do Império à época, o Rio de Janeiro.

Quando criança, a protagonista perde o pai, e, com isso, a mãe, também chamada Marta, é forçada a trabalhar como engomadeira, para sustentá-las. O dinheiro recebido com esse serviço é pouco e obriga ambas a viverem em um cortiço. Marta sente a aversão pelo lugar, que é úmido, fétido, perto de um matadouro. Ela almeja sair do cortiço, pelo asco, pela ojeriza e para fugir da humilhação da pobreza, e isso será possível a partir do momento em que entra para a escola e conhece a sua professora, D. Aninha.

O relato, que relembra sua sofrida trajetória e a busca por melhores condições de vida para ela e para sua mãe, é mais que uma procura por felicidade, carinho, realização de sonhos improváveis e aceitação de uma existência, às vezes tediosa, sem amor, riqueza ou luxo; é também a valorização da sua posição de independência e da capacidade feminina de superar desafios.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Memórias de Marta

Similares

(3) ver mais
Trovas Burlescas
Úrsula
A Sucessora

Resenhas para Memórias de Marta (6)

ver mais
Memórias de Marta - Júlia Lopes de Almeida
on 18/11/20


A história de passa na cidade do Rio de Janeiro, durante o século XIX. Após o falecimento de seu pai, Marta e a mãe, com parcos recursos financeiros, se mudam para um cortiço, o qual é caracterizado pela insalubridade e pobreza. A mãe de Marta – “Marta mãe” – trabalha como engomadeira para sustentar a ambas, o que significa debruçar-se por horas a fio sobre as roupas das mulheres da elite e deixá-las impecáveis para o uso futuro. Marta, ainda criança, começa a se frustrar consig... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam1
Avaliações 4.0 / 23
5
ranking 46
46%
4
ranking 29
29%
3
ranking 17
17%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

15%

85%

Flavio P. Oliveira
cadastrou em:
07/03/2020 09:33:09
Jenifer
editou em:
18/07/2022 19:09:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR