Memórias de Três Marias

Memórias de Três Marias João Gonçalves Filho

Compartilhe


Memórias de Três Marias





João Gonçalves Neto, jornalista conhecido por João Sete, é um legítimo pioneiro de Três Marias, que veio menino para a cidade que nascia. Ainda jovem, viu emancipar-se a cidade e serviu como secretário do primeiro prefeito eleito, vindo a interessar-se e acompanhar a política desde então. Advogado, preferiu dedicar-se ao jornalismo (difícil no interior), pelo engajamento nas discussões políticas e interesse nas questões da região, pelo especial às letras e pela atenção aos fatos. Viveu ou assistiu a todos os momentos da história da cidade, que guarda anotados nos arquivos do jornal ou acesos na memória fértil. É um democrata convicto, cuja trajetória política na oposição e na denúncia é sua palma na vida.

Esta obra, Memória de Três Marias, vem a público no início do terceiro milênio e do século XXI e ficará como marco fundador e referência necessária à história da cidade. O livro pulsa com as vibrações próprias das situações vividas que relata, uma prosa fluente e sóbria com informações preciosas e precisas, um estilo corrido que prende a atenção do leitor. Entra para a galeria das monografias memoráveis, que documentam acontecimentos e registram situações de épocas, sobre as quais os estudiosos e os manualistas se debruçarão depois, para escrever os compêndios e as sínteses ou fazer a crítica da história da pátria. Onde romancistas e cineastas irão buscar os pulsões de épocas e emoções perdidas, para situar e animar a reconstrução dos fatos. O tempo só não consome o seu próprio fruto.

A obra é um tributo à Cia. Energética de Minas Gerais - Cemig, que deu origem à cidade e se constitui em justificado orgulho do povo mineiro. É uma homenagem a JK, o estadista que redescobriu e consolidou o Brasil. É um tributo ao titanismo do senador José Ermírio de Moraes e sua descendência, idealizadores do maior empreendimento econômico nacional, que construíram o Grupo Votorantim e elegeram Três Marias, no sertão de Manuelzão e das veredas, sede de uma de suas empresas, a Cia. Mineira de Metais.

É por fim, um tributo aos fundadores de Três Marias e aos quer herdam sua fleuma. Aos que teimam acreditar na cidade e lhe confiam suas energias e as expectativas de suas vidas. Às novas gerações e aos novos dias.

Edições (1)

ver mais
Memórias de Três Marias

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Julio
cadastrou em:
08/10/2013 23:44:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR