Memórias Inventadas

Memórias Inventadas Manoel de Barros


Compartilhe


Memórias Inventadas





Nos bem medidos poemas em prosa deste livro, pequenas historietas recuperam, como pérolas buriladas, a poética e a ética de uma vida inteira: as infâncias de Manoel de Barros.

Memórias inventadas reúne três livros de Manoel de Barros de poesia em prosa. A ideia inicial proposta a Manoel era a de escrever as várias fases de sua vida, cada uma em um volume. Em 2003, ele publicou Memórias inventadas: a infância. Depois do primeiro livro da série projetada, o poeta percebeu, contudo, que a escrita da memória, a memória do poeta, teria que ser sempre a escrita de uma infância — imaginária, sim, porém enraizada na experiência vivida. As três idades do homem seriam três infâncias. A infância é seu manancial permanente de inspiração e trabalho.
Em 2006, saía Memórias inventadas: a segunda infância e, em 2008, Memórias inventadas: a terceira infância. A Alfaguara publica agora o conjunto, que possui notável unidade temática e formal. Na obra de Manoel de Barros, a dificuldade/ originalidade de elaboração da linguagem é, paradoxalmente, revestida de extrema simplicidade. Esse é o segredo de seu sucesso popular e do apreço que os especialistas têm por sua poesia.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (4)

ver mais
Memórias Inventadas
Memórias Inventadas
Memórias Inventadas
Memórias Inventadas - A Infância

Similares

(8) ver mais
outono azul a sul
A Espiral de Netuno
Memórias Inventadas - Volume Único
B. LOPES: POESIA COMPLETA

Resenhas para Memórias Inventadas (15)

ver mais
Lindo e encantador!
on 23/5/11


"Tudo que não invento é falso". Este livro é todo beleza e poesia: a escolha do papel para impressão, a capa, as iluminuras do interior feitas pela filha do autor, Martha Barros, e que são encantadoras entre as belíssimas palavras de seu pai, enfim, todos os detalhes mostram o amor pelas palavras e o cuidado em publicar com qualidade. O livro começa com a explicação do autor de que não era uma criança peralta: "Quando eu era criança eu deveria pular muro do vizinho para c... leia mais

Estatísticas

Desejam68
Trocam40
Avaliações 4.0 / 641
5
ranking 45
45%
4
ranking 26
26%
3
ranking 20
20%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

25%

75%

Srta. Oliver
cadastrou em:
16/03/2018 21:36:57
João Lúcio
editou em:
08/05/2018 07:02:52