Meninos de Zinco

Meninos de Zinco Svetlana Aleksiévitch


Compartilhe


Meninos de Zinco





A brutalidade da guerra soviético-afegã é retratada neste livro extraordinário, com o olhar sempre preciso e humano de Svetlana Aleksiévitch.

Entre 1979 e 1989, as tropas soviéticas se envolveram em uma guerra devastadora no Afeganistão, que causou milhares de baixas em ambos os lados. Enquanto a URSS falava de uma missão de “manutenção da paz”, levas e levas de mortos eram enviadas de volta para casa em caixões de zinco lacrados. Este livro apresenta os testemunhos honestos de soldados, médicos, enfermeiras, mães, esposas e irmãos que descrevem os efeitos duradouros da guerra.

Ao tecer suas histórias, Svetlana Aleksiévitch nos mostra a verdade sobre o conflito soviético-afegão: a destruição e a beleza de pequenos momentos cotidianos, a vergonha dos veteranos que retornaram, as preocupações com todos que ficaram para trás. Publicado pela primeira vez em 1991, Meninos de zinco provocou enorme controvérsia por seu olhar perspicaz e angustiante sobre as realidades da guerra.

“A proeza de Aleksiévitch elevou a história oral a uma dimensão totalmente diversa.” ― Antony Beevor

História / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Meninos de Zinco

Similares

(4) ver mais
A Guerra Não Tem Rosto De Mulher
O fim do homem soviético
As Últimas Testemunhas
Vozes de Tchernóbil

Resenhas para Meninos de Zinco (8)

ver mais
on 12/6/20


Meninos de Zinco, da autora Svetlana Aleksiévitch, foi publicado no Brasil pela Companhia das Letras que me enviou um ebook de cortesia. Originalmente publicado em 1991, apenas dois anos após o fim da guerra no Afeganistão, o livro é carregado de emoção e dor. Por causa de alguns relatos que trouxeram à tona verdades políticas sobre a guerra, a autora enfrentou processos judiciais, no final do livro ela faz um panorama geral sobre como tudo aconteceu. “Não preciso da sua verdade ... leia mais

Estatísticas

Desejam164
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 52
5
ranking 58
58%
4
ranking 37
37%
3
ranking 4
4%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

26%

74%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
11/12/2019 01:42:03
Monique @librioteca
editou em:
14/06/2020 08:31:58