Meninos de zinco

Meninos de zinco Svetlana Aleksiévitch


Compartilhe


Meninos de zinco





A brutalidade da guerra soviético-afegã é retratada neste livro extraordinário, com o olhar sempre preciso e humano de Svetlana Aleksiévitch.

Entre 1979 e 1989, as tropas soviéticas se envolveram em uma guerra devastadora no Afeganistão, que causou milhares de baixas em ambos os lados. Enquanto a URSS falava de uma missão de "manutenção da paz", levas e levas de mortos eram enviadas de volta para casa em caixões de zinco lacrados. Este livro apresenta os testemunhos honestos de soldados, médicos, enfermeiras, mães, esposas e irmãos que descrevem os efeitos duradouros da guerra.

Ao tecer suas histórias, Svetlana Aleksiévitch nos mostra a verdade sobre o conflito soviético-afegão: a destruição e a beleza de pequenos momentos cotidianos, a vergonha dos veteranos que retornaram, as preocupações com todos que ficaram para trás. Publicado pela primeira vez em 1991, Meninos de zinco provocou enorme controvérsia por seu olhar perspicaz e angustiante sobre as realidades da guerra.

"A proeza de Aleksiévitch elevou a história oral a uma dimensão totalmente diversa." – Antony Beevor

História / Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Meninos de zinco

Similares

(5) ver mais
A Guerra Não Tem Rosto De Mulher
O fim do homem soviético
As últimas testemunhas
Vozes de Tchernóbil

Resenhas para Meninos de zinco (19)

ver mais
Sensível, trágico, comovente.
on 20/4/21


Depois que você se acostuma com a forma da Svetlana contar as histórias, se apaixona. Através do seus relatos é possível sentir toda dor, desamparo e desespero dos donos das histórias. Desta vez, na leitura, está ainda mais claro que a Guerra é feita de lados: o lado dos soldados, dos manda-chuvas militares e políticos, das famílias dos soldados, da população, da imprensa etc.... leia mais

Estatísticas

Desejam216
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 143
5
ranking 54
54%
4
ranking 36
36%
3
ranking 9
9%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
11/12/2019 01:42:03
AngelsRoses
editou em:
16/05/2022 14:18:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR