Mentiras Fatais

Mentiras Fatais Frank Tallis


Compartilhe


Mentiras Fatais (Os casos de Liebermann #03)





Ciência forense, psicanálise e criminologia. Seria coincidência as três terem surgido exatamente na mesma época? Para o psicanalista Frank Tallis, uma das maiores autoridades em neurose obsessiva do Reino Unido, elas estão muito mais ligadas do que parece. “Há muitos traços comuns que ligam o trabalho detetivesco e a psicanálise. Em termos fundamentais, Sigmund Freud e Sherlock Holmes estavam no mesmo ramo”, argumenta. Inspirado em ambos, Tallis criou um detetive capaz de unir suas principais características para solucionar os mais intrincados mistérios.

Foi assim que surgiu a série Os casos de Liebermann – Aventuras de um detetive freudiano, sucesso de público e crítica. São romances policiais ambientados em Viena, entre 1902 e 1914, que se desenvolvem paralelamente à verdadeira história da psicanálise. Em MENTIRAS FATAIS, terceiro volume da coleção, a conservadora sociedade austríaca recebe com choque a notícia da misteriosa morte de um cadete da tradicional escola militar São Floriano. Apesar dos esforços da polícia, sob o comando do inspetor Oskar Rheinhardt, é impossível determinar as causas da fatalidade, e tudo parece indicar uma morte natural.
Rheinhardt, porém, desconfia do contrário, e, apesar da relutância inicial de seu superior, consegue uma autorização para continuar a investigar. E chama, então, seu amigo — e discípulo de Freud — Max Liebermann para ajudá-lo. No entanto, o silêncio e o segredo, assim como a busca por poder, faz parte dos alicerces da instituição militar. E é cada vez mais difícil arrancar depoimentos sinceros de alunos e professores. Abrindo caminho com muita paciência e dedução, Rheinhardt e Liebermann descobrem um grupo de alunos, com certo pendor para o sadismo e jogos perigosos.

Mas eles não são os únicos suspeitos: a vítima era convidada constante da jovem esposa do diretor. Ao mesmo tempo em que relacionamentos secretos são descobertos, Liebermann vê sua situação amorosa se complicar ainda mais ao conhecer a misteriosa violinista húngara Trezska Novak. Mais uma vez, nada é o que parece e Liebermann mergulha no mundo da espionagem. E precisa fazer escolhas que podem ameaçar a estabilidade de todo Império Habsburgo.

Romance policial

Edições (1)

ver mais
Mentiras Fatais

Similares

(3) ver mais
Sangue em Viena
Trapaça Mortal
Um Passado Sombrio

Resenhas para Mentiras Fatais (3)

ver mais
Uma das minhas séries favoritas
on 19/3/14


Este terceiro livro da série mostra a investigação da morte de um estudante em uma escola militar fora da zona urbana de Viena. Aparentemente foi morte natural, mas Oskar tem uma suspeita de que há muito mais por trás dessa história do que vemos na superfície. Acabamos por descobrir que a escola é cheia de segredos e mentiras, mentiras essas que se mostram fatais para algumas pessoas. Paralelamente, a polícia de Viena trabalha em um caso extremamente sigiloso, envolvendo o próprio impe... leia mais

Estatísticas

Desejam22
Trocam2
Avaliações 4.2 / 42
5
ranking 43
43%
4
ranking 40
40%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

31%

69%

Caixeta
cadastrou em:
18/05/2011 14:04:31
Vinny Britto
editou em:
29/10/2019 20:30:47