Mercosul e blocos econômicos

Mercosul e blocos econômicos Benedito Guidolin


Compartilhe


Mercosul e blocos econômicos





O processo de mudanças, que o mundo vem atravessando há mais de 10 anos, e que se denominou de globalização, é a síntese de uma NOVA ORDEM MUNDIAL, centrada na interdependência econômica, política e social, provocando grandes alterações nos fluxos de capital e nos fluxos de comércio internacional.

Estamos vivenciando a consolidação dos blocos econômicos, nascidos a partir do Tratado de Roma, em 1958, que deu início ao Mercado Comum Europeu, logo seguido pela criação do Bloco Latino Americano, Associação Latino Americana de Livre Comércio - ALALC, em 1961, embora representassem duas situações geoeconômicas, completamente díspares.

Contudo, do nascimento desses blocos, até os dias atuais, ocorreram profundas transformações, novos blocos e entidades surgiram ao redor do mundo. Neste trabalho, nos propomos a analisar essa realidade, com ênfase na implantação do Mercosul, que nos interessa de perto, dadas as mudanças que têm provocado no contexto do Sul da América Latina.

Analisaremos todos os acontecimentos ocorridos num passado recente, para verificar a atual posição, suas implicações e, possivelmente, visualizar onde nos levará o dinamismo dos negócios, que nos transportará, num futuro próximo, ao mercado Pan-Americano, se contrapondo e absorvendo blocos similares.

Administração / Didáticos / Técnico / Economia, Finanças

Edições (1)

ver mais
Mercosul e blocos econômicos

Similares

(5) ver mais
Mercosul
MERCOSUL
Mercosul e personalidade jurídica internacional
Mercosul

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Adalberto Gonçalves
cadastrou em:
25/04/2018 14:19:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR