Meu Coração Pertence Ao Papai

Meu Coração Pertence Ao Papai Luiz Carlos Góes


Compartilhe


Meu Coração Pertence Ao Papai





Luiz Carlos Góes ambienta seu romance em Das Brazilk, um país imaginário que tem uma cidade como Niterói e outra Rio de Janeiro com o bairro de Ipanema. O leitor se depara com os anos 1960, nos quais o narrador reproduz os gostos e preceitos da sociedade brasileira preconceituosa e católica. O livro é uma comédia aloprada, Luiz Carlos foi um dos autores do teatro brasileiro que ficou conhecido pelo que passou a se chamar besteirol.

O romance de Luiz Carlos Góes é um antídoto contra a caretice. Em sua forma desbocada e anárquica de escrever o autor, falecido em 2014, narra as aventuras de Rico dos seus doze aos 14 anos, o desenvolvimento de seu corpo e a descoberta do sexo, bem como de sua paixão pelo pai, que é correspondida. A saga de Rico começa em Niterói, de onde a família tem que se mudar devido ao escândalo de Rico com um pracinha. Para que a honra da família não ficasse manchada, o pai, que é do partido Comunista, se muda com a família para a rua Paul Redfern, em Ipanema. Lá novas aventuras sexuais esperam por Rico, desta vez envolvendo as relações entre seus familiares e outros sujeitos que vão circular em torno dessa família de sobrenome enorme.

A enxurrada de referências do texto é impressionante que vai desde os atores e filmes de Hollywood, passando pela história do Rio de Janeiro, até uma trama rocambolesca em que nazistas moram em das Brazilk, entremeados à história do Morro do Pinto e Dom Helder Câmara. Na ficção anárquica de Luiz Carlos Góes tem lugar pra muita diversidade de plots, inclusive para se discutir o abuso sexual de crianças. O importante é que nada fique de pé. A crítica e a verve de Luiz Carlos são arrasadoras. A família tradicional brasilkeira, a religião, o Partido Comunista, as relações entre as classes sociais nada sai incólume, pelo contrário é tudo destruído para dar lugar a uma alegria sexual, com muito prazer e o excesso da linguagem barroca, quase gongórica em sua trama de blagues, trocadilhos, neologismos, expressões da mais fina ironia e sacanagem que vemos raríssimas vezes aparecer na literatura brasileira.

Ficção

Edições (1)

ver mais
Meu Coração Pertence Ao Papai

Similares

(12) ver mais
Dois Garotos Se Beijando
Águas Cálidas
One Man Guy
Correndo Com Tesouras

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 1.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 100
100%

100%

0%

Costa147
cadastrou em:
09/06/2021 22:41:42
Costa147
editou em:
09/06/2021 22:49:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR