Michel Foucault sem espelhos

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Um pensador proto pós-moderno




Distinta da maioria dos estudos que se recusam a tomar Michel Foucault como um autor sistemático, esta tese busca elucidar a existência de um projeto teórico-político foucaultiano coerente e demonstrar que este pode ser caracterizado como proto pós-moderno. Mesmo não contendo explicitamente os argumentos pósmodernistas tão em voga na produção acadêmica e cultural da virada do século XX para o XXI – tais como a defesa de uma transição paradigmática societária e epistemológica, a celebração do sujeito descentrado, o apelo a um novo irracionalismo, a ênfase no caráter retórico da verdade, etc. –, sua obra, antecipa, em mais de uma década, o duplo caráter regressivo da lógica cultural do capitalismo tardio. Foucault foi o pensador mais autêntico e importante de seu tempo. Precursor de uma espécie de um novo irracionalismo, um irracionalismo que encarna aspirações progressistas e de esquerda, o filósofo francês realizou com muito mais êxito aquilo que muitos pensadores de sua geração, e até anteriores a ela, intentaram: uma desconstrução racional da Razão moderna e a formulação de uma proposição política transgressiva viável à intervenção social de uma esquerda que no pós-68 passa a descrer do socialismo, mas se põe numa postura rebelde e transgressiva contra o sistema. Tanto por seu conteúdo quanto pelo papel que desempenha nas lutas de classes, sua obra pode ser lida como uma atualização do legado nietzscheano. Sob a luz da crítica lukacsiana à filosofia de Nietzsche, o projeto foucaultiano pode ser concebido, a despeito de todos os seus deslocamentos temáticos, conceituais e metodológicos, como uma resposta reacionária à fase mais desenvolvida da dialética de sua época. O principal alvo do sistema teórico-político de Michel Foucault é o núcleo revolucionário produzido pela etapa progressista do pensamento filosófico do século XX (o humanismo, o historicismo, a Razão dialética), cuja expressão mais madura se encontra na racionalidade crítico-dialética. É justamente aí que repousa o conservadorismo da sua obra e a sua afinidade com o pensamento libertário hegemônico, na atualidade, auto-intitulado pós-modernismo de contestação ou inquietação.

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