O livro Mídias Sociais para as Pequenas e Médias Empresas – Primeiros Passos, de autoria de Edson Melo de Souza e Silvia Giurlani foi concebido justamente para os empreendedores, executivos e profissionais das empresas de menor porte que ainda não conhecem esses novos canais mas que gostariam de começar a entender o que são, como funcionam e de que forma poderiam explorá-los adequadamente para se relacionarem com clientes tradicionais e potenciais, compreendendo suas necessidades e anseios. Munidas com essas informações, essas empresas terão a oportunidade não só de aperfeiçoar produtos e serviços, como também criar novos.
O objetivo do livro é fornecer uma espécie de manual sobre como criar uma conta no Facebook, como postar mensagens no Twitter, como criar um blog, entre vários outros processos que podem parecer óbvios para muitas pessoas, principalmente para as mais jovens, mas que são considerados complicados por aqueles que não têm muita familiaridade com este universo.
Escrito de forma simples e didática, o livro traz também uma parte conceitual sobre as principais ferramentas e exemplos de como algumas empresas de micro, pequeno e médio porte as estão empregando para se relacionarem com seu público-alvo e com o mercado.