Minha carne

Minha carne Preta Ferreira


Compartilhe


Minha carne


Diário de uma prisão




No dia 24 de junho de 2019, Preta Ferreira e seus familiares foram surpreendidos pela manhã por dois homens, uma mulher e um mandado de busca e apreensão. Não seria a primeira nem a última vez que Preta precisaria lidar com o abuso do Estado, e, nesse caso, nas primeiras páginas de seu diário, a artista já mostra a confiança de que o infortúnio duraria, no máximo, alguns dias. No entanto, ao contrário de suas expectativas iniciais, Preta Ferreira ficou presa injustamente até 10 de outubro de 2019.

Em Minha carne: diário de uma prisão, estão relatados os longos dias de cárcere, os processos pelos quais passou, as etapas do sistema prisional, os trâmites jurídicos, as emoções que viveu e o que ouviu de outras mulheres com quem compartilhou esse tempo. Com oscilações de humor – como medo, raiva e também inspiração –, Preta escreve e mescla sua rotina e seus pensamentos com poemas e músicas. O tom da obra remete, ainda, a um grito por justiça.

O livro conta com uma apresentação sobre a vida da cantora e com surpresas inesperadas – como quando recebeu a visita, em sua casa, da ativista Angela Davis –, além de reflexões pós-cárcere em plena pandemia. Respondendo ao processo em liberdade e obrigada a seguir diversas regras, como horário para sair e voltar para casa e compromissos no fórum de justiça, ainda há um árduo caminho até a finalização do processo: “Eu tô livre, mas continuo presa”.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Minha carne

Similares


Resenhas para Minha carne (13)

ver mais
Leitura importantíssima e revolucionária!
on 23/1/21


Que presente em forma de livro, a edição é esplêndida e o conteúdo é um banho de realidade. A primeira vez que ouvi falar da Preta foi justamente quando foi presa, lembro de ter pesquisado sobre ela na época para entender o seu trabalho no MSTC (Movimento dos Sem-Teto do Centro) em São Paulo e pensado em porque não tinha ainda conhecido seu trabalho também como artista e educadora, questionamento totalmente dentro do senso comum, pois eu sei muito bem o porque. Em um país onde o ... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 57
5
ranking 54
54%
4
ranking 28
28%
3
ranking 12
12%
2
ranking 2
2%
1
ranking 4
4%

19%

81%

andre
editou em:
31/12/2020 14:06:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR