Mito e Guerra na Historia Langobardorum

Mito e Guerra na Historia Langobardorum Jardel Modenesi Fiorio


Compartilhe


Mito e Guerra na Historia Langobardorum





Os lombardos são pouco estudados pelos acadêmicos brasileiros, o que motivou Jardel a aceitar o desafio e a exclusividade do assunto. No entanto, ao mesmo tempo, essa exclusividade tornou-se um problema, pois a escassa bibliografia em português obrigou o autor a procurar, graças às funcionalidades da Internet, leituras em outros idiomas e fontes primárias digitalizadas. Dessa maneira, ele mergulhou na Historia Langobardorum, um documento do século VIII, escrito por Paulo Diácono (c. 720-800 d. C.), que relata a história dos lombardos.

Ao fazer isso, Jardel se deparou com alguns relatos de caráter mitológico, principalmente de motivações guerreiras. Eles e outros fatos narrados são provenientes dos contos de tradição oral, passados de geração em geração, e fontes escritas, por exemplo, a Historia Francorum, de Gregório de Tours (c. 538–594). Certamente, Paulo Diácono absorveu tais relatos, que estavam no imaginário dos lombardos, e colocou-os em sua história.

Para a realização da pesquisa, o autor utilizou algumas outras fontes germânicas: o Edictus Rothari; a Gesta danorum, de Saxo Gramático; a Historia Gothorum, de Jordanes; a Canção dos Nibelungos, entre outras. Além disso, uma fonte iconográfica, mais especificamente um objeto de metal que pertenceu a um rei lombardo.

Edições (1)

ver mais
Mito e Guerra na Historia Langobardorum

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Lucas1429
cadastrou em:
04/10/2012 17:17:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR