Mitos e Neuroses

Mitos e Neuroses Paul Tournier


Compartilhe


Mitos e Neuroses


Desarmonia da vida moderna




Escrito em 1947, Mitos e Neuroses permanece tão ou mais pertinente do que quando foi publicado, já que os problemas que Paul Tournier aborda só se agravaram.



O autor chama a atenção para o fato de que o “espírito da época” está doente. Isso quer dizer que os problemas emocionais do homem e da mulher modernos não são gerados apenas por suas experiências e traumas infantis. Não. É toda uma cultura que padece de uma enfermidade cuja origem está na repressão do espiritual, no abandono de suas fontes cristãs (sem, com isso, ter-se esquecido dos valores cristãos).



Assim, as pessoas estão divididas: guardam no mais profundo do ser o anseio por uma vida mais elevada, ao mesmo tempo que se deixam arrastar pela onda de egoísmo cínico que caracteriza nossa época e que as leva a reivindicar uma liberdade quase irrestrita, mas desvinculada da correspondente responsabilidade.

Edições (1)

ver mais
Mitos e Neuroses

Similares


Resenhas para Mitos e Neuroses (3)

ver mais
Bauman deve ter lido esse livro!
on 25/11/18


Paul Tournier problematiza a realidade tratando da dissolução de pressupostos antigamente tão sólidos e explanando a dificuldade que temos de lidar com essa falta de referencial. Ele também aponta os substitutos para a soberania divina que vem sendo colocados ao longo da história, sendo o capítulo que trata sobre evolucionismo sendo, per si, justificativa mais que suficiente para se ler a obra. O relato dele sobre o que Zigmun Bauman chama de "modernidade líquida" abrange mais esferas ... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam1
Avaliações 4.5 / 23
5
ranking 65
65%
4
ranking 26
26%
3
ranking 9
9%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

54%

46%

RafaelG
cadastrou em:
03/08/2009 11:42:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR