Modelagem em Educação Matemática

Modelagem em Educação Matemática João Frederico da Costa de A. Meyer...


Compartilhe


Modelagem em Educação Matemática





Desenvolvida no Brasil a partir do final da década de 1970, a modelagem matemática está associada a uma oposição do Movimento da Matemática Moderna, se configurando como uma maneira de “fazer matemática” nas aulas (ou fora delas) relacionada à matemática na vida ou matemática para vida. Nesse sentido, as “coisas da vida e do cotidiano” passam a figurar como “coisas da matemática”. Em ‘Modelagem em Educação Matemática’, os pesquisadores João Frederico da Costa de A. Meyer, Ademir Donizete Caldeira e Ana Paula dos Santos Malheiros, a partir de suas experiências em sala de aula, apresentam reflexões sobre aspectos dessa disciplina e suas relações com a educação matemática.


Os autores também apresentam o curso histórico da modelagem, trazendo à tona discussões sobre suas relações, perspectivas e possibilidades em sala de aula, sobre modelos educacionais e principalmente sobre a formação de novos professores. Para eles, a modelagem deve ser datada, dinâmina, dialógica e diversa.

A obra ainda conta com um estudo sobre as bases teóricas e práticas da modelagem, aproximando-a, então, dos professores e alunos de Matemática. Dessa forma, o livro muitas vezes explora uma vertente mais filosófica com a ajuda de metáforas na demonstração na importância da modelagem matemática ainda com o rigor e exatidão, requisitos básicos dessa ciência.

A obra integra a coleção Tendências em Educação Matemática, voltada para futuros professores e profissionais que buscam refletir sobre a área da Educação Matemática, suprindo a falta de conteúdo e textos voltados para docentes e pesquisadores em fase inicial. Escrita por pesquisadores em Educação Matemática, busca diminuir o espaço entre Universidade pesquisadora e outros cenários em que se realiza a Educação. A coleção já conta com mais de 20 títulos.

Sobre os autores - Ademir Donizeti Caldeira é licenciado em Matemática e mestre em Educação Matemática (Etnomatemática) pela Unesp e doutor em Educação pela Unicamp, com ênfase em Modelagem Matemática e Educação Ambiental. Ana Paula dos Santos Malheiros é licenciada em Matemática pela Unesp de Rio Claro, instituição onde também defendeu sua dissertação de mestrado e sua tese de doutorado. João Frederico da Costa A. Meyer (Joni) fez bacharelado, mestrado, doutorado e livre-docência em Matemática na Unicamp.

Título: Modelagem em Educação Matemática
Autores: João Frederico da Costa de A. Meyer, Ademir Donizete Caldeira e Ana Paula dos Santos Malheiros
Número de páginas: 144
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34,00
ISBN: 978-85-7526-590-1
Coleção: Tendências em Educação Matemática

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.

Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | capucho@pluricom.com.br
Marina Puzzuoli | marina@pluricom.com.br
Fone (11) 3774-6463 | pluricom@pluricom.com.br | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

Edições (1)

ver mais
Modelagem em Educação Matemática

Similares

(11) ver mais
Lógica e linguagem cotidiana
Cálculo Volume II
Filosofia da Educação Matemática
Investigações matemáticas na sala de aula

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam1
Avaliações 4.6 / 5
5
ranking 60
60%
4
ranking 40
40%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

24%

76%

Pluricom
cadastrou em:
28/02/2012 18:59:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR