Modern alchemy

Modern alchemy Mark S. Morrisson


Compartilhe


Modern alchemy


Occultism and the emergence of atomic theory




Alquimistas são geralmente considerados como peculiares antepassados da ciência, misturando ocultismo com buscas metafísicas. Apesar de muitos serem pensadores inteligentes e bem-intencionados, os objetivos mais comumente citados da alquimia atribuem a esses antigos experimentos como feitiçaria, não investigação científica. Fosse procurando uma miraculosa panaceia ou lutando para transmutar cobre em ouro, os objetivos radicais dos alquimistas tiveram pouca relevância para as consequentes buscas científicas. Assim, a tentação torna-se ver a transição da alquimia para a ciência moderna como uma de descarte de ideias fantásticas sobre pedras filosofais e poções mágicas em troca de resultados modestos porém sólidos. Tem sido menos notado, contudo, que o nascimento da ciência atômica na verdade coincidiu com o desabrochar do ocultismo e esoterismo que davam grande importância a questões sobre a natureza da matéria e energia.
Mark Morrisson desafia o muito difundido descarte da alquimia como uma nota de rodapé insignificante na história da ciência investigando a ressurreição da alquimia e sua influência nas emergentes ciências subatômicas do tardio século XIX e início século XX.

História / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Modern alchemy

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

brunossgodinho
cadastrou em:
01/01/2016 11:43:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR