momentos mutativos em psicanálise

momentos mutativos em psicanálise Gilberto Safra


Compartilhe


momentos mutativos em psicanálise


Uma visão Winnicottiana




"Dentro do processo psicanalítico, existem dois aspectos do trabalho que ajudam na mobilização, transformação e evolução da personalidade do paciente.

O primeiro, proporcionado pelo trabalho, a cada sessão com as angústias, as defesas e a transferência, é o trabalho paciente feito no decorrer de um longo período em que as transformações e insights conseguidos somam-se ao longo do tempo. Neste trabalho, chamo esse movimento de "períodos mutativos".

O segundo ocorre quando já há certa confiança estabelecida no processo. O paciente sente que o analista lhe dá holding e ele (o paciente) busca expor nessa nova relação uma necessidade que não pode ser satisfeita ao longo de seu desenvolvimento, na esperança de que o analista o compreenda satisfazendo assim, de forma simbólica, o que busca para completar a evolução de sua personalidade. É o encontro dessa necessidade com o objeto procurado que chamo aqui de "momentos mutativos".

Neste livro o autor procura enfocar e esclarecer os dinamismos na relação paciente-analista que favorecem o aparecimento do fenômeno chamado de "momentos mutativos". A compreensão desse fenômeno pode favorecer a ampliação do trabalho do analista com seus pacientes, de forma a ser possível acompanhar a busca que empreendem para completar o seu desenvolvimento psíquico. É apresentado aqui o resultado da observação de processos psicanalíticos com inúmeros pacientes de diferentes quadros psicopatológicos, e de diferentes idades (crianças, adolescentes e adultos) ao longo de doze anos de trabalho do autor.

Edições (1)

ver mais
momentos mutativos em psicanálise

Similares


Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 7
5
ranking 86
86%
4
ranking 14
14%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Min
cadastrou em:
14/01/2010 18:26:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR