Morrinhos: Coronelismo e Modernização

Morrinhos: Coronelismo e Modernização Eron Meneses de Amorim


Compartilhe


Morrinhos: Coronelismo e Modernização


1889-1930




Morrinhos: Coronelismo e Modernização (1889-1930) é uma obra baseada numa dissertação de igual nome e apresentada ao Programa de Mestrado em História das Sociedades Agrárias, da Universidade Federal de Goiás, e defendida em agosto de 1998.
Este trabalho mostra as relações entre Coronelismo e Modernização, em Goiás, com destaque para Morrinhos. Procura destacar que os dois elementos não se contrapõem, mas estão articulados num processo de interpenetração. Dependendo da região, como em Morrinhos, no sul de Goiás, apesar da persistência de práticas comuns do coronelismo em geral, um grupo de políticos age diferentemente de outras zonas do Estado, mormente em relação às oligarquias dominantes na maior parte do período em estudo (1889-930).
Os coronéis de Morrinhos foram os porta-vozes dos setores dominantes do sul goiano. Isto porque os interesses da região em adotar cada vez mais a economia de mercado exigiam uma postura político-econômica diferente da defendida pelos setores oligárquicos no poder.
A região Sul do Estado era a zona mais urbanizada e com economia mais dinâmica do sudeste final do século XIX. Assim, coronéis da região sul (Os Lopes de Morais, de Morrinhos), defendendo os interesses econômicos e políticos de seu grupo, partindo de uma postura modernizadora da economia da região e, por extensão do Estado, vão fazer esforços com o intuito de interligarem Goiás cada vez mais aos mercados do Sudeste do país. Tentam formar um grupo político que estabelecendo o controle sobre o Estado, pudessem, de fato, implantar práticas que levassem a uma integração maior de Goiás aos mercados capitalistas do Sudeste.
Existe aí uma contradição dos Morais: faziam parte dos quadros do partido da oligarquia dominante, mas estavam sempre defendendo ideias e práticas que destoavam do direcionamento político dos oligarcas que controlavam o Estado. Talvez esteja aí uma das causas que inviabilizaram a sua ascensão e realização de suas pretensões num nível maior do que almejavam.

História / História do Brasil

Edições (1)

ver mais
Morrinhos: Coronelismo e Modernização

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Homem Subterrâneo
cadastrou em:
15/08/2018 13:27:21