Morro da Favela

Morro da Favela André Diniz...


Compartilhe


Morro da Favela





"Por que você não sai da favela?"

Era essa a pergunta que o fotógrafo Maurício Hora mais ouviu dos amigos e vizinhos moradores do Morro da Providência e dos amigos do asfalto. A graphic novel, O Morro da Favela, escrita e desenhada por André Diniz, conta a vida de Maurício e tenta dar esta respostas aos amigos do biografado.

Durante a busca por sua identidade, Maurício pesquisou a história da sua comunidade e descobriu que a suas raízes estavam cravadas na primeira favela brasileira, o Morro da Providência antes era chamado de Morro da Favela. Com o tempo o termo passou a designar todo agrupamento urbano desordenado.

No livro, André Diniz usa o contraste seco do desenho em preto e o branco para mostrar os tons de cinza da cotidiano de Maurício, sua relação com vida e a morte, com a polícia e os bandidos, com a prisão e a liberdade e o morro e o asfalto. Conta como Maurício tornou-se o primeiro fotógrafo a clicar um morro carioca durante a noite. Expõe a relação dele com o pai, um contraventor que tornou-se o primeiro traficante a criar uma boca de fumo no morro. Por fim, abre as portas de sua casa para que o leitor conheça toda a sua família.

"Não saio porque não quero. Aqui estão meus amigos, aqui me sinto seguro. Não vejo nada de diferente lá embaixo. Então onde é melhor estar? Quem disse que favelado é roceiro, bagunceiro e ladrão? Quem disse? Sou um fotógrafo favelado" – diz ele com orgulho da sua trajetória.

O Morro da Favela é uma narrativa importante e necessária para se entender o dia-a-dia das favelas cariocas pelo ponto de vista de um homem comum, que buscou na fotografia sua identidade e acabou fazendo um registro que tornou-se histórico.

Nas palavras de Marcus Vinicius Faustini, "as belas memórias em preto e branco, que acompanhamos nestas páginas, produzem combinações temáticas instigantes. Gosto de pensar que estamos diante de um novo campo de possibilidades narrativas que podem contribuir na radicalização da democracia no país."

Edições (1)

ver mais
Morro da Favela

Similares

(1) ver mais
O Que é a Favela, Afinal

Resenhas para Morro da Favela (4)

ver mais
Uma história em quadrinhos biográfica do fotógrafo Maurício Hora, nascido e crescido no Morro da Providência, que descobriu na fotografia não só seu meio de vida, mas também um forte instrumento social, com o qual ele busca expressar a beleza que sempre viu no lugar onde vive. Este livro ilustra o início do tráfico no Morro da Providência, a vida na favela, a interferência e o envolvimento da polícia, os caminhos que muitos jovens da comunidade acabam seguindo, e a descoberta da arte ... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam1
Avaliações 4.0 / 53
5
ranking 38
38%
4
ranking 34
34%
3
ranking 19
19%
2
ranking 9
9%
1
ranking 0
0%

51%

49%

Vivi
cadastrou em:
27/06/2011 22:30:02