Movimento Zeitgeist

Movimento Zeitgeist TZM Team


Compartilhe


Movimento Zeitgeist


Uma Nova Forma de Pensar




Origem do nome:

"O Movimento Zeitgeist" (MZ) é o atual identificador do movimento social descrito nos ensaios a seguir. O nome não tem nenhuma relação histórica significativa com qualquer especificidade cultural e não deve ser confundido/associado com qualquer outra coisa previamente conhecida com um título similar. Na verdade, o título é explicitamente baseado no significado semântico dos termos em si. O termo "Zeitgeist" é definido como o "clima intelectual, moral e cultural geral de uma época." O termo "Movimento" implica simplesmente em um "movimento" ou mudança. Por isso, o Movimento Zeitgeist (MZ) é uma organização que luta por mudanças no clima intelectual, moral e cultural dominante da época.

Estrutura do Documento:

O texto a seguir foi preparado para ser o mais conciso e abrangente possível. Trata-se de uma série de ensaios ordenados por assunto de maneira a embasar um contexto mais amplo. Enquanto cada ensaio foi concebido para ser avaliado em seu próprio mérito, o verdadeiro contexto consiste na forma como cada questão trabalha para sustentar uma linha de pensamento mais ampla, no que diz respeito à organização mais eficiente da sociedade humana. Aqueles que lerem estes ensaios de forma linear notarão que existe uma boa quantidade de sobreposição de certas ideias. Isso é proposital, pois tal repetição e ênfase é considerada útil, já que alguns dos conceitos soarão muito estranhos para aqueles sem qualquer exposição prévia aos mesmos.

Além disso, uma vez que só será possível manter a compreensão de cada assunto e suas inter-relações através de uma grande exposição de detalhes, um grande esforço foi feito para referenciar pesquisas de terceiros ao longo de cada ensaio, através de notas de rodapé e anexos, permitindo ao leitor um acompanhamento para um estudo mais aprofundado, conforme surgir o interesse.

O Organismo do Conhecimento:

Como acontece com qualquer pesquisa que é apresentada, estamos lidando com compostos de dados gerados em série. A observação, sua avaliação, documentação e integração com outros conhecimentos, existentes ou pendentes, é a maneira pela qual todas as ideias notáveis surgem. É importante compreender esta continuidade no que diz respeito à maneira como pensamos sobre o que acreditamos e o porquê dessa crença, pois o mérito da informação está sempre separado da pessoa ou instituição que a comunica ou representa. A informação só pode ser avaliada corretamente quanto à sua prova ou falta dela por meio de um processo sistemático de comparação com outra evidência física verificável.

Da mesma forma, essa continuidade também implica que não pode haver uma "Origem" empírica das ideias. Do ponto de vista epistemológico, o conhecimento é gerado, processado e expandido principalmente através da comunicação entre nossa espécie. O indivíduo, com suas propensões e experiências de vida inerentemente diferentes, atua como um filtro personalizado de processamento pelo qual uma determinada ideia pode ser transformada. Coletivamente, nós, indivíduos, estamos abrangidos naquilo que poderia ser chamado de uma "Mente de Grupo", que é o processador social de ordem maior pelo qual os esforços individuais idealmente se unem. O método tradicional de transferência de dados através da literatura, da partilha de livros de geração para geração, tem sido um caminho notável desta interação da Mente de Grupo, por exemplo [1].

Issac Newton talvez tenha declarado melhor essa realidade com sua frase: "Se vi mais longe do que os outros, foi por estar de pé sobre os ombros de gigantes". [2] Essa noção é trazida aqui a fim de focar o leitor na consideração crítica dos dados - e não em uma suposta "fonte" - já que, na verdade, empiricamente falando, não existe tal coisa. O reconhecimento de uma fonte só se faz relevante diante dos padrões culturais, temporais e tradicionais, como nos créditos literários de um livro-texto para referenciar uma futura pesquisa. Não há declaração mais errada do que esta: "Esta é a minha ideia." Tais noções são subprodutos de uma cultura material que tem sido reforçada através da busca de recompensas materiais, usualmente através do dinheiro, em troca da ilusão de “propriedade” das suas criações. Muitas vezes, uma associação com o ego se sobressai quando um indivíduo reivindica prestígio sobre seu “crédito” por uma ideia ou invenção.

No entanto, isso não significa excluir a gratidão e o respeito por aquelas pessoas ou instituições que demonstraram dedicação e perseverança em relação à expansão do conhecimento em si, nem mesmo significa diminuir a importância necessária daqueles que alcançaram um "status" de especialista, de “expert” em um campo particular. As contribuições de pesquisadores, pensadores e engenheiros brilhantes, como R. Buckminster Fuller, Jacque Fresco, Jeremy Rifkin, Ray Kurzweil, Robert Sapolsky, Thorstein Veblen, Richard Wilkinson, James Gilligan, Carl Sagan, Nicola Tesla, Stephen Hawking e muitos, muitos outros pesquisadores, do passado e do presente, serão referenciadas e terão suas fontes indicadas neste texto, servindo como parte de um mosaico maior que você está prestes ler. Expressamos uma enorme gratidão em relação a todas as mentes dedicadas que estão trabalhando para contribuir com um mundo em aperfeiçoamento. No entanto, mais uma vez, quando se trata do nível de compreensão, a informação em si não tem origem, lealdade, preço, ego e nem viés. Ela simplesmente se manifesta, auto-corrige e desenvolve, como um organismo em si mesmo, através da nossa "Mente de Grupo" coletiva, para a qual todos nós somos, invariavelmente, um veículo componente.

Entendido isso, "O Movimento Zeitgeist" não reivindica a criação de qualquer ideia que promove e é melhor classificado como uma instituição de ativismo/ensino que trabalha para amplificar um contexto onde as descobertas científicas existentes/emergentes possam adequar-se como um imperativo social.

Didáticos / Técnico / Economia, Finanças / Educação / Filosofia / Sociologia

Edições (3)

ver mais
Movimento Zeitgeist
The Zeitgeist Movement Defined
The Zeitgeist Movement Defined

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 5
5
ranking 80
80%
4
ranking 20
20%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

80%

20%

Renato
cadastrou em:
30/12/2016 23:12:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR