Mulher negra e ancestralidade

Mulher negra e ancestralidade Ana Piedade Armindo Monteiro...


Compartilhe


Mulher negra e ancestralidade (África, presente! Negritude e luta antirracista #2)





Sem esquecer a luta cotidiana e as adversidades que marcam a vida atual das mulheres negras, as autoras deste volume vão buscar na ancestralidade a base para a construção de um futuro permeado de conhecimento, arte, cuidado e justiça social. Assim, apelando para a força de mães de outrora, baseiam suas reflexões em um passado esquecido que, ao se revelar, mostra extrema potência transformadora. Entre os temas abordados neste volume estão: práticas ancestrais ligadas à figura feminina em Moçambique; a resistência aos casamentos prematuros naquele mesmo país; as diferenças entre mulheres negras (brasileiras e africanas) e mulheres eurocentradas; a sabedoria das moradoras do Recôncavo Baiano que exercem as profissões de costureiras e vendedoras de acarajé; a educação nos terreiros de candomblé, assentada em valores éticos ancestrais; a trajetória de professoras alfabetizadoras na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental; as lutas das mulheres negras no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa e no continente africano; as mulheres amazônicas que atuam como “servas e empregadas” do Divino Espírito Santo de Mazagão Velho, no Amapá.

A coleção África, presente! Negritude e luta antirracista constitui um espaço de produção e divulgação do pensamento não hegemônico acerca de africanos, afro-brasileiros e indígenas. Seu objetivo é problematizar e contestar cientificamente paradigmas, falácias e metodologias euro-ocidentais.

Filosofia / Não-ficção / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Mulher negra e ancestralidade

Similares


Resenhas para Mulher negra e ancestralidade (0)

ver mais
1 month ago


Um compilado de estudos acadêmicos de alto nível, criteriosamente fundamentados e referenciados, por acadêmicas que trazem aqui não apenas o conhecimento acadêmico, mas também o conhecimento cotidiano e histórico de comunidades negras e afro culturais e religiosas, e também suas próprias experiências e trabalhos dentro desses espaços. As produções aqui reunidas possibilitam entrar em contato com um pensamento não euro-centrado, que entende o feminino como algo plural. Um livro não ap... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Leticia.Machado
cadastrou em:
27/03/2024 22:52:08
Leticia.Machado
editou em:
27/03/2024 22:53:08