Museu das Janelas Verdes

Museu das Janelas Verdes João Miguel Fernandes Jorge


Compartilhe


Museu das Janelas Verdes





São mais de uma centena de poemas sobre quadros e objectos do Museu Nacional de Arte Antiga, na Rua das Janelas Verdes, um dos favoritos do poeta João Miguel Fernandes Jorge. Na poesia do autor de "Crónica" sempre houve referências múltiplas à pintura e JMFJ tem de há muito que se dedica também a escrever sobre arte. Mas não se trata propriamente de um catálogo, e os poemas podem ser lidos autonomamente.

"este livro, nas suas características muito particulares, decorre da importância que, na poesia de João Miguel Fernandes Jorge, tem o medium da prosa. Se quisermos trazer para a nossa actualidade a divisa do primeiro Romantismo que declarava a necessidade de 'romantizar o mundo', temos aqui um bom exemplo: 'romantizar' não significa o primado do sentimento, significa a transposição em prosa do poético, 'porque a prosa, neste sentido moderno, é precisamente o lugar onde se consuma a poesia', significa tornar moderno o passado, não no sentido de um genérico 'aggiornamento', mas de um potenciamento do antigo."
António Guerreiro, Expresso-Cartaz, 6/7/02

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Museu das Janelas Verdes

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

lininha_k
cadastrou em:
20/05/2020 13:53:45

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR