Como percurso interdisciplinar e multimetódico, esta obra se apresenta como a tentativa de estabelecer o perfil identitário do catolicismo popular em Goiás a partir da música como um de seus principais elementos constitutivos. Organiza-se, para isso, como um processo teórico-investigativo que se desdobra em duas partes: a primeira de caráter conceitual e a segunda pautada pelo maior contato com o universo de vivências e ex- periências concretas, com as realidades sociais e culturais feitas objeto de investigação. Como expoentes do catolicismo popular goiano elege a Folia de Reis e a Romaria ao Divino Pai Eterno.
Acerca das folias prioriza uma abordagem mais abrangente do fenômeno em questão, acionando múltiplos perfis de análise, embora sempre com ênfase para o aspecto musical. Com res- peito à Romaria ao Pai Eterno, toma como ponto focal o que se desenvolve no município de Trindade (GO), explicitando o dado musical como corresponsável pela imposição da identidade re- ligiosa, bem como por sua perpetuação.
Entre os resultados obtidos, destaca-se que a música não é mero incremento adjacente à malha social, mas componente impres- cindível em sua estruturação, especialmente no que concerne à formação e à manutenção das identidades, seja como privile giado instrumento de comunicação, como elemento de coesão social ou como veículo de propagação da fé.
Religião e Espiritualidade