Não Me Abandone Jamais

Não Me Abandone Jamais Kazuo Ishiguro




Não Me Abandone Jamais





Kathy, Tommy e Ruth são clones criados para doar órgãos. Tendo esse cenário de ficção científica por pano de fundo, e o triângulo amoroso como gancho, Kazuo Ishiguro fala de perda, de solidão e da sensação que às vezes temos de já ser "tarde demais". Finalista do Man Booker Prize 2005.

Kathy H. tem 31 anos e está prestes a encerrar sua carreira de "cuidadora". Enquanto isso, ela relembra o tempo que passou em Hailsham, um internato inglês que dá grande ênfase às atividades artísticas e conta, entre várias outras amenidades, com bosques, um lago povoado de marrecos, uma horta e gramados impecavelmente aparados. No entanto esse internato idílico esconde uma terrível verdade: todos os "alunos" de Hailsham são clones, produzidos com a única finalidade de servir de peças de reposição.

Assim que atingirem a idade adulta, e depois de cumprido um período como cuidadores, todos terão o mesmo destino - doar seus órgãos até "concluir". Embora à primeira vista pareça pertencer ao terreno da ficção científica, o livro de Ishiguro lança mão desses "doadores", em tudo e por tudo idênticos a nós, para falar da existência. Pela voz ingênua e contida de Kathy, somos conduzidos até o terreno pantanoso da solidão e da desilusão onde, vez por outra, nos sentimos prestes a atolar.

Ficção científica / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
Não Me Abandone Jamais
Não Me Abandone Jamais
Nunca Me Deixes

Similares

(20) ver mais
Admirável Mundo Novo
A Solidão dos Números Primos
The Adoration of Jenna Fox
Uma Casa no Fim do Mundo

Resenhas para Não Me Abandone Jamais (71)

ver mais
Não me abandone jamais - Kazuo Ishiguro
on 25/6/12


Sempre me preocupei sobre como eu estaria no fim da minha vida. Terei trabalhado com o que sonhei? Vou conhecer os lugares que planejei? Meus grandes amigos serão os mesmos? Vou ter a sensação de dever cumprido ou vou pensar: “caramba, como é que eu cheguei a esse ponto?”. Devaneios demais? Paranoia? Sei lá, talvez... Mas você, provavelmente, já parou pra pensar nisso também. E mesmo com tantos questionamentos possíveis um em especial me atormenta mais, a solidão. Não importa se vive... leia mais

Vídeos Não Me Abandone Jamais (15)

ver mais
Julgando livros pela capa - E aí Marcelo? qual é a história?

Julgando livros pela capa - E aí Marcelo? qua

Não me abandone jamais + Tudo o que tenho levo comigo

Não me abandone jamais + Tudo o que tenho lev

SOBRE SE DOAR | Não Me Abandone Jamais, de Kazuo Ishiguro | Resenha

SOBRE SE DOAR | Não Me Abandone Jamais, de Ka

NÃO ME ABANDONE JAMAIS | resenha

NÃO ME ABANDONE JAMAIS | resenha


Estatísticas

Desejam1.490
Trocam5
Avaliações 4.2 / 925
5
ranking 47
47%
4
ranking 34
34%
3
ranking 15
15%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

24%

76%

Janete
cadastrou em:
28/01/2016 16:03:22
Daiane
editou em:
03/01/2018 17:49:44