Marc Prensky apresenta a hipótese - um tanto quanto contra¬cultural, mas verdadeira - de que os videogames e jogos de computador, usados de maneira apropriada, sejam na verdade bastante benéficos para os jovens -Nativos Digitais- de hoje, que os utilizam a fim de se preparar para a vida no século XXI. Prensky acredita que a razão para as crianças serem tão atraídas por esses games seja o fato de estarem aprendendo importantes coisas do -futuro-, desde colaboração, passando pela pru¬dente tomada de riscos, formulação e execução de estratégias, até com¬plexas decisões morais e éticas. Os argumentos do autor estão embasa¬dos por ph.Ds em violência e games e por estudos sobre jogadores que obtiveram sucesso, seja no mundo corporativo, seja como empresários, líderes, doutores, advogados, cientistas, entre outros.
-Marc Prensky é o mais persuasivo, meticuloso e interessante guia para as virtudes cognitivas dos videogames. Depois de ler este livro, você não apenas ficará feliz em deixar seu filho adolescente jogar The Sims, como também irá pegar o joystick você mesmo!-- Steven Johnson, autor best-seller de Everything Bad Is Good for You e Mind Wide Open.
-Este delicioso livro oferece uma visão matizada sobre a forma como os jovens de hoje vivem, aprendem, criam e se socializam. Abre os olhos de maneira incrível.-- John Seely Brown, coautor de The Social Life of Information e The Only Sustainable Edge, ex--cientista-chefe da Xerox Corporation.
-Há diversas pessoas dispostas a atacar os videogames. Agradeçamos a Deus por Marc Prensky, que oferece o outro lado da história neste esclarecedor e abrangente guia sobre os benefícios dos videogames.-- Tom Standage, editor de Tecnologia, The Economist.
-Gostaria que todos os pais norte-americanos les¬sem este livro - como contraponto a todas as no¬tícias sensacionalistas que pintam os games como uma ameaça à sociedade. Ele está cheio de sons, conselhos inteligentes e informações.-- Henry Jenkins, professor de Mídia Comparativa no MIT.