Nascimento da Antropologia Cultural

Nascimento da Antropologia Cultural Margarida Maria Moura


Compartilhe


Nascimento da Antropologia Cultural


A Obra de Franz Boas




Em 1883, Fraz Boas, nascido na Alemanha em 1858, chegou às terras geladas de Baffin, no Canadá. O seu encontro com os Inuit (conhecidos entre nós pelo termo depreciativo Esquimó)selou então a drástica mudança que ocorreu na vida do jovem doutor em física. Mudança esta que já vinha ocorrendo desde que conheceu a aobra antropologica de Bastian e Ratzel, entre outros. Trocou, então, o velho continente por Nova York, onde se tornaria o fundador da antropologia cultural norte americana.

Ao escrever, em 1896, o seu artigo "As limitações do método comparativo em antropologia", fez arrasadora crítica do método evolucionista virchowiano e lançou as bases para uma metodologia antropológica que privilegia o trabalho de campo, em uma época em que predominavam os trabalhos de gabinete. Mais do que isso, criou a histórica cultural americana, cujos pressupostos teoricos possibilitaram o desenvolvimento da antropologia cultural. Como professor da Univesidade de Colúmbia foi sobretudo excelente formador de novos recursos humanos para a disciplina. De seus alunos, destacamos entre muitos, Alfred Kroeber, Robert Lowie, Leslie Spier, Ruth Benedict e Margaret Mead.

A sua longa e brilhante acrreira não ficou restrita ao mundo acadêmico. Em 1919 envolveu-se em acirrada polêmica, ao publicar uma carta no jornal The Nation, acusando o governo americano de estar utilizando quatro antropologos como espiões na América Central. No início dos anos 30, foi responsável pelos primeiros brados de alerta contra o nascente nazismo em sua terra natal. Grande parte de sua carreira foi dedicada ao combate ao preconceito racial.

Morreu em 1942 em plena atividade tendo deixado rica bibliografia. Mas, apesar de toda a sua influência no descobrimento da antropologia no século XX, nenhum de seus importantes livros foram traduzidos no Brasil. Daí a relevância deste trabalho de Margarida Maria Moura, antropóloga da Universidade de São Paulo, que se destacou na antropologia brasileira pelo estudo das sociedades camponesas. Estimulada pelo exemplo de sua mãe, a antropóloga física Maria Júlia Pourchet, que foi correspondente de Franz Boas, Margarida Maria Moura nos oferece excelente trabalho que trata tanto da obra como da vida de Franz Boas. Temos certeza que este livro significará o início da tradução para a nossa língua de obras de um autor tão importante, possibilitando o seu conhecimento além dos muros da academia.

Edições (1)

ver mais
Nascimento da Antropologia Cultural

Similares

(2) ver mais
Arte Primitiva
Antropologia Cultural

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 0
0%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Alves de Aquino Araújo
cadastrou em:
25/06/2012 10:13:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR