Nelson Rodrigues - Dramaturgia e Encenações

Nelson Rodrigues - Dramaturgia e Encenações Sábato Magaldi


Compartilhe


Nelson Rodrigues - Dramaturgia e Encenações





Sábato Magaldi é, sem dúvida, um dos principais críticos do moderno teatro brasileiro. Seu trabalho, iniciado no começo dos anos 50, vem acompanhando, por todas estas décadas, as formas que a produção dramatúrgica e cênica tem assumido em nosso país. Mais ainda, além de observador teatral a militar na imprensa, é ele, também, um dos principais historiadores de nosso teatro e um ensaísta que já abordou, por um sem-número de aspectos, o fenômeno dramático.

E, em toda essa larga massa de trabalhos, destaca-se, como um fio ideológico, que atravessa os seus escritos, a preocupação com o palco brasileiro tal como ele se apresenta em seu mais significativos criadores. Não poderia, pois, faltar aí a obra de Nelson Rodrigues que, discutida, enaltecida ou contestada, se tornou uma espécie de sinônimo do próprio processo de modernização de nosso teatro, uma vez que a peça-marco deste fato é a encenação de Vestido de Noiva, por Ziembinski, com Os Comediantes.

Entretanto, Sábato Magaldi não é apenas um crítico que, entre muitas outras coisas, se dedicou igualmente ao teatro de Nelson Rodrigues, porém, pelo menos até agora, o crítico que mais se debruçou sobre essa obra. A sua relação com ela não se resume no destrinçamento dos elementos e das conexões desse universo dramático e no aquilatamento de suas intenções e qualidades através de uma série de apreciações críticas. Nestas, que assumem a forma de diferentes artigos e ensaios sobre cada uma das peças de Nelson Rodrigues e que se corporificam sobretudo no presente livro, onde todos esses dados são repesquisados e reavaliados em função de uma análise de conjunto, o crítico embute o conhecimento íntimo de numerosos aspectos e fatores que o longo convívio e a amizade com o dramaturgo lhe trouxeram.

Assim, pode-se dizer, sem qualquer exagero, que Nelson Rodrigues: Dramaturgia e Encenações é o estudo não apenas o mais empático, porém o mais objetivamente documentado e abrangente sobre a criação rodriguiana, cuja significação tem sido crescentemente reconhecida pela única medida indiscutível, em termos teatrais, que é o teatro no palco e cuja avaliação crítica encontrou, em Sábato Magaldi, aquela interpretação que lhe faz justiça, como um dos grandes criadores brasileiros do teatro moderno.

Artes / Ensaios

Edições (1)

ver mais
Nelson Rodrigues - Dramaturgia e Encenações

Similares

(2) ver mais
Teatro da Obsessão: Nelson Rodrigues
O Sentido e a Máscara

Resenhas para Nelson Rodrigues - Dramaturgia e Encenações (1)

ver mais
Nelson, sempre Nelson
on 10/8/17


Lendo para uma dissertação de mestrado. Não há análise de Nelson Rodrigues melhor do que as do Magaldi. Texto enxuto, direto e de fácil compreensão, é um excelente material técnico.... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 25
25%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

54%

46%

André M
cadastrou em:
04/08/2015 16:19:58
Cioran E.
editou em:
30/12/2016 13:09:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR