Nemo, nós e outros eus

Nemo, nós e outros eus Filipe Lemos de Quevedo


Compartilhe


Nemo, nós e outros eus





Nemo mostra-se, mesmo que implicitamente. Proclama ao mundo seu mundo. Porém, parece invisível. Nestas horas todas as coisas tendem a recuar, afastando-se. O precipício abre-se. Todas as coisas gritam: pare!, pare!, não obstante, tudo continua como dantes. O que fazer? Por que ninguém vê? Por que ninguém percebe? Por que ninguém se importa? Por quê? Têm medo? Serão todos insensíveis a tal ponto?
Nemo sofre por não ser qualquer coisa; sofre por não ser alguma coisa; sofre por não ser uma coisa; sofre por não ser. Vive, mas há medo e incompreensão nos intervalos. Habita, mas é desabitado. Por covardia poderia até fugir do medo, mas é demasiado orgulhoso para isso. Além disso, o medo é refúgio.
Nemo luta, mas teme vencer, e assim acaba por anular-se completamente. Alguma coisa inexplicável acontece nestas horas e todas as coisas absurdas fundem-se numa mistura homogênea. Seu ódio chega a ser comovente de tão nobre.
Ele vislumbra os sofrimentos vindouros e cansa-se por antecipação. Não pode ausentar-se da familiar melancolia uma vez que não há lugar melhor onde estar. Nemo é como uma nuvem perambulando por aí, escura e sobrecarregada, pronta para desaguar de repente. A escuridão da noite personifica-se então, perpétua e coesa, convidativa ao repouso inconsciente.
Nemo ao menos resigna-se com este pensamento: Hei de perecer um dia. E a morte, espero, será a cessação.
Ele sorri sem alegria.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Nemo, nós e outros eus

Similares

(1) ver mais
O baú de retalhos

Resenhas para Nemo, nós e outros eus (8)

ver mais
Nemo me causou inquietação/desassossego
1 day, 15 hours ago


Hoje a melancolia me tomou e decidi fazer uma leitura que trouxesse nuances para esse meu estado. Pensei em pegar "Nemo, nós e outros eus" e ler um texto por vez com pausas para reflexões, mas algo me tomou e a leitura tornou-se urgente. Um texto após o outro foi devorado por meus olhos com uma ânsia de saber mais, de desvendar o Nemo através de suas palavras e da ordem que elas me foram dispostas e cheguei ao final sem que me sentisse completamente satisfeita e recomecei a leitura noi... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.9 / 11
5
ranking 91
91%
4
ranking 9
9%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

26%

74%

Craotchky
cadastrou em:
19/02/2024 10:45:22
Craotchky
editou em:
19/02/2024 10:51:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR