Neste livro pioneiro, Robert V. Kozinets apresenta ao leitor um conjunto de diretrizes metodológicas para a realização da netnografia, modelo de pesquisa etnográfica projetado especificamente para estudar culturas e comunidades digitais. O autor aborda desde as definições até o planejamento e os métodos utilizados para a realização de pesquisas netnográficas consistentes.
Tradução:
Daniel Bueno
Revisão técnica
Tatiana Melani Tosi, Especialista em Inteligência Competitiva nas Redes Sociais pela FGVSP. Pós-graduada em Marketing pela ESPM (SP). Professora do Programa de Educação Continuada 2013 Business Intelligence da FGVSP. Professora na Pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais - Senac São José dos Campos e na Pós-graduação em Marketing Digital e Negócios Interativos - ILADEC Campinas.
Raúl Ranauro Javales Júnior, Especialista em Elementos de Gestão de Negócios pela FGV EAESP. Coordenador do Curso de Business Intelligence e Professor do Programa de Pós-graduação da FGV EAESP. Professor convidado/palestrante, Stanford University CA EUA. Professor convidado da PUCRS.
Capítulo 1. Culturas e comunidades online
Capítulo 2. Compreendendo a cultura online
Capítulo 3. Pesquisando online: métodos
Capítulo 4. O método da netnografia
Capítulo 5. Planejamento e entrada
Capítulo 6. Coleta de dados
Capítulo 7. Análise de dados
Capítulo 8. Realizando netnografia ética
Capítulo 9. Representação e avaliação
Capítulo 10. Avançando a netnografia: as mudanças na paisagem
Notas finais
Glossário
Apêndice 1. Termo de consentimento informado online para ser usado em website da pesquisa
Apêndice 2. Um poema/canção sobre fazer netnografia
Referências
Índice