No Armário da Novela

No Armário da Novela Cosme Alves


Compartilhe


No Armário da Novela





Em 21 de dezembro de 1951 o Brasil exibia a primeira novela produzida em solo nacional. De lá pra cá foram muitas as produções que tentaram introduzir personagens LGBT+ nas suas tramas. Muitas de forma caricata, outras de maneira singela e disfarçada. Com o passar dos anos, e muita luta do movimento, personagens LGBT+ foram se tornando cada vez mais presentes, ainda que de maneira pitoresca. Contudo, mesmo que a passos lentos, isso vem mudando. "No armário da novela" é um cordel que traz um pouco dessa conquista em versos, rimas e muito orgulho.

"Que cordel lindo! A escrita de Cosme Alves me fez conhecer e reviver histórias que são extremamente necessárias em nossa sociedade. A representatividade LGBTQIAP+ é urgente!"

Aniele Silva
Professora e Mestra interdisciplinar em História e Letras (MIHL - UECE)

"Cosme Alves abre a memória das novelas a seus leitores sem medo, sem censura, sem portas e nem janelas. Em cordel apresenta as diferentes “facetas” do que significa ser uma pessoa LGBTQIA+ e evoca todas as nossas emoções e afetos".

Amadeu Cardoso do Nascimento
Historiador e Antropólogo
Doutorando em Ciências Humanas
(PPGSA-IFCS/UFRJ)

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
No Armário da Novela

Similares

(1) ver mais
Vidas secas recontadas em estrofes bem rimadas

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Cosme
cadastrou em:
05/12/2023 10:20:32
Cosme
editou em:
05/12/2023 10:21:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR