No Céu, na Terra e no Mar

No Céu, na Terra e no Mar Luiz Fernando Cabral


Compartilhe


No Céu, na Terra e no Mar


Memórias de um Piloto de Provas




Em outubro de 2001 estava eu em Monteiro Lobato, localidade ao pé da Serra da Mantiqueira, onde resido desde 2006 criando galinhas e outros bichos, quando recebi um telefonema que me trouxe de volta ao passado que já estava acomodado no arquivo morto de minha memória. Era um convite para proferir a aula inicial do Curso de Ensaios de Voo, no Centro Técnico Aeroespacial (CTA).Convite aceito missão cumprida.
Tempos depois, em contato com um irmão, após acalorada discussão por e-mail para definir quem era "O Cara", ele ou eu, veio a velha cobrança: - E as memórias mano? Mande antes que sejam póstumas. - Entendi a urgência e desde então não pensei em outra coisa.
Não é uma história da Força Aérea Brasileira (FAB), do CTA, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), da Aerospace Research Pilot School (ARPS) ou da Embraer, e sim da minha participação pessoal e da minha família, em eventos memoráveis, segundo meu ponto de vista. Somente quero contar um pouco das minhas histórias em contato com os homens, o meio, as maquinas voadoras e a família. Memórias, "Escritos em que alguém descreve a própria vida", segundo o dicionário Aurélio.
Para começar a lembrança mais remota da minha vida veio a tona, com toda a força: em 1934, com três anos de idade, transferidos de Nova Iguaçu(RJ) para foz de Iguaçu (PR), meu pai, minha mãe, meus três irmãos e eu seguimos de trem "Maria Fumaça", com destino a São Paulo. Ao cruzar um túnel na Serra das Araras, lembro-me muito bem de que, em meio a escuridão, estrondos e fagulhas, aguardei assustado o retorno a claridade que me esperava na outra ponta.
Hoje, penso: Saberia eu, naquela minha primeira viagem, o que esperar no "fim do túnel" dos dias futuros que teria pela frente? Claro que não!

Edições (1)

ver mais
No Céu, na Terra e no Mar

Similares


Resenhas para No Céu, na Terra e no Mar (1)

ver mais
Coragem para poucos
on 13/12/18


Colocar em prática o ato de registrar as suas memórias já é para mim algo louvável. Mais ainda quando suas histórias de alguma maneira contam passagens de algum momento histórico relevante, seja de um setor, uma atividade, uma instituição. Daí o grande mérito que vi neste livro, uma visão pessoal do nascimento, crescimento e consolidação da indústria aeronáutica brasileira. De dentro da cabine das aeronaves construídas pela Embraer. E sob a ótica de um profissional de uma atividade ext... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

63%

38%

Daniel Miguel de Oliveira
cadastrou em:
27/05/2012 09:42:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR