O Amante de Lady Chatterley

O Amante de Lady Chatterley D. H. Lawrence


Compartilhe


O Amante de Lady Chatterley (Os Imortais da Literatura Universal #33)


Lady Chatterley´s lover




Volume 33 da Coleção Os Imortais da Literatura Universal. Capa vermelha dura com letras douradas.

Pelo papel que conferiu à paixão amorosa, às vezes em meticulosas descrições do amor físico, o britânico D. H. Lawrence causou polêmica em sua época, porém mais tarde passou a ser visto como um dos maiores renovadores da prosa de ficção no século XX. Em 1928, radicado em Florença, Lawrence publicou seu mais célebre romance, O Amante de Lady Chatterley, que conheceu sucessivas proibições e cujo texto integral só veio a público em 1959, em Nova York. A obra recria as relações entre uma aristocrática inglesa, seu marido (paralítico em consequência da guerra) e seu guarda florestal: ao mesmo tempo em que defende a liberdade sexual, ataca frontalmente as convenções sociais. O romance desenvolve o tema do conflito entre a imperiosa exigência do sexo e a serenidade do amor.

Poucos meses depois de seu casamento, Constance Chatterley, uma garota criada numa família burguesa e liberal, vê seu marido partir rumo à guerra. O homem que ela recebe de volta está paralisado da cintura para baixo, e eles se recolhem na vasta propriedade rural dos Chatterley. Inteiramente devotado à sua carreira literária e depois aos negócios da família, Clifford vai aos poucos se distanciando da mulher. Isolada, Constance encontra companhia no guarda-caças Oliver Mellors, um ex-soldado que resolveu viver no isolamento após sucessivos fracassos amorosos. Último romance do autor, O amante de lady Chatterley foi banido em seu lançamento, em 1928, e só ganhou sua primeira edição oficial na Inglaterra em 1960, quando a editora Penguin enfrentou um processo de obscenidade para defender o livro. Àquela altura, já não espantava mais os leitores o uso de "palavras inapropriadas" e as descrições vivas e detalhadas dos encontros sexuais de Constance Chatterley e Oliver Mellors. O que sobressaía era a força literária de Lawrence e a capacidade de capturar uma sociedade em transição.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (13)

ver mais
O Amante de Lady Chatterley
O Amante de Lady Chatterley
O Amante de Lady Chatterley
O Amante de Lady Chatterley

Similares

(20) ver mais
Pelos olhos de Maisie
As Ligações Perigosas
O Jardim Secreto
A Arte de Amar

Resenhas para O Amante de Lady Chatterley (61)

ver mais
DHL by Ana Six
on 15/3/10


Achei o livro curioso, em especial por ter sido proibida a sua veiculação na Inglaterra de 1926. Foi considerado obsceno e incriminado pelo Decreto de Publicações Obscenas de Londres. O autor morreu sem saber que seu livro seria mais tarde considerado um dos cem melhores romances do século. Concordo com essa classificação, o livro, de fato, é muito bom. Num primeiro momento, o livro fala de amor, mas Lawrence fui muito além da história clássica de infidelidade, ele contextualizou o ro... leia mais

Vídeos O Amante de Lady Chatterley (4)

ver mais
O amante de Lady Chatterley

O amante de Lady Chatterley

10o0 livro- O Amante de Lady Chatterley

10o0 livro- O Amante de Lady Chatterley

Falando sobre O Amante de Lady Chatterley

Falando sobre O Amante de Lady Chatterley


Estatísticas

Desejam426
Trocam43
Avaliações 3.9 / 1.380
5
ranking 31
31%
4
ranking 34
34%
3
ranking 27
27%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

22%

78%

Justi
cadastrou em:
24/04/2011 10:24:19
orffeus
editou em:
24/03/2018 20:21:58