Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas50
    • Leitores847
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O ar que me falta - História de uma curta infância e de uma longa depressão

    Luiz Schwarcz

    Companhia das Letras
    2021
    200 páginas
    6h 40m
    ISBN-13: 9788535934335
    Português Brasileiro
    3.7
    312 avaliações
    Leram427Lendo10Querem403Relendo2Abandonos5Resenhas50
    Favoritos7Desejados403Avaliaram312

    Um sensível relato sobre família, culpa e depressão. Luiz Schwarcz carrega consigo a história de uma família que abandonou tudo para fugir ao terror nazista: o pai, húngaro, conseguiu escapar, sozinho, de um trem a caminho do campo de extermínio de Bergen-Belsen, deixando Láios, seu pai, no vagão que acabou por levá-lo à morte; a mãe, croata, teve de decorar aos três anos um novo nome, falso, para embarcar com a família num périplo que os levou primeiro à Itália e depois ao outro lado do Atlântico. Os dois, André e Mirta, se encontraram no Brasil, com as lembranças dolorosas do passado trágico a pesarem sobre a nova vida. Filho único, Luiz, ainda jovem, entendeu ser responsável por expurgar as culpas que André carregava por não ter podido evitar o fim extremo do próprio pai ― avô do autor ―, e se via como o elo a manter estável o casamento de André e Mirta, união cheia de silêncio, dor e incompatibilidade. Assumir esse papel, porém, será a fonte de angústias que o acompanharão ao longo de toda a infância, adolescência e vida adulta. Ao recuperar com franqueza estas memórias, Luiz Schwarcz constrói um sensível e detalhado relato de como a depressão e os traumas, próprios e de terceiros, podem tirar o fôlego de qualquer um e permanecer latentes em existências por fora marcadas pela aparência do sucesso.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (50)Ver mais
    Roberta Bezerra picture
    Roberta Bezerra19/09/2025Resenhou um livro
    0

    Sobre o sofrimento da alma

    Adorei o livro. O autor consegue descrever muito bem o sofrimento de uma doença psíquica. Ótima leitura, além de ter sido um presente do meu pai, que também já passou algumas vezes por esse transtorno.

    15 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.7 / 312
    • 5 estrelas18%
    • 4 estrelas36%
    • 3 estrelas37%
    • 2 estrelas9%
    • 1 estrelas1%
    Luiz Schwarcz  profile picture

    Luiz Schwarcz

    LUIZ SCHWARCZ nasceu em São Paulo, em 1956. Começou sua carreira de editor na editora Brasiliense para depois fundar a Companhia das Letras em 1986. É autor dos livros infantis Minha vida de goleiro (1999) e Em busca do Thesouro da Juventude (2003), e das coletâneas de contos Discurso sobre o capim (2005) e Linguagem de sinais (2010).

    5 Livros
    4 Seguidores

    Luiz Schwarcz