O Ataque à Razão

O Ataque à Razão Al Gore


Compartilhe


O Ataque à Razão





O Ataque à Razão (The Assault on Reason) ataca a administração de George W. Bush, principalmente pela guerra enganosa no Iraque, pelas espionagens telefônicas ilegais e pela recusa em abraçar causas ambientais, como o combate ao aquecimento global.



No livro, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, convoca a população norte-americana a reagir contra as decisões tomadas pelo atual presidente. Segundo ele, a democracia do país corre perigo. “Não podemos ficar de braços cruzados”, alerta.



O autor traça um paralelo entre a guerra do Iraque e a falta de atitude do governo Bush em relação aos problemas ambientais. “Para mim, a forma como o debate climático foi conduzido e manipulado pelo governo Bush é semelhante à maneira como ele enganou a população para lutar contra o Iraque. Eu explico isso no livro: já se sabia, na época em que decidimos invadir o Iraque, que Saddam Hussein não tinha absolutamente nenhuma relação com Osama bin Laden ou com a Al Qaeda. Da mesma forma, há muito tempo se sabe que a crise climática é real. Apesar dessa certeza, descartamos os fatos e buscamos uma noção ideológica pré-concebida oferecida pela ExxonMobil e pelas empresas de carvão e outros poluidores que insistem em dizer que os cientistas estão errados. Sendo assim, temos o mesmo problema”, explica Al Gore.



O livro é dividido em três partes. Na primeira, Al Gore identifica o que fez a sociedade perder a razão e chama a atenção para as forças que influenciam as pessoas por meio da manipulação de informações, como os veículos de comunicação, por exemplo. Na segunda, ele analisa as conseqüências desse retrocesso. No último capítulo o ex-vice-presidente explica como é possível recuperar a razão perdida e praticar efetivamente a democracia.

Edições (1)

ver mais
O Ataque à Razão

Similares

(1) ver mais
Aprendendo com a África

Resenhas para O Ataque à Razão (2)

ver mais
on 30/1/09


Pra quem está interessado em ler esse livro, eu posso dizer que vale a pena pra quem gosta de temas como política, história, atualidades e afins. Não é um livro de literatura, mas de informação e tem uma leitura meio maçante, do tipo que não "flui". Mas com certeza tem revelações interessantes, embora seja difícil de avaliar se são verdadeiras ou não.... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam2
Avaliações 2.3 / 6
5
ranking 0
0%
4
ranking 17
17%
3
ranking 17
17%
2
ranking 50
50%
1
ranking 17
17%

57%

43%

Murilo
cadastrou em:
11/01/2009 23:27:18

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR