O Bem-estar dos Animais

O Bem-estar dos Animais Temple Grandin


Compartilhe


O Bem-estar dos Animais


Proposta de uma vida Melhor para todos os Bichos




Muita gente se pergunta se os bichos são capazes de sentir emoções. Em O bem-estar dos animais, Temple Grandin e Catherine Johnson mostram que sim. Ao analisar o comportamento de cães, gatos, vacas, porcos, cavalos e galinhas, entre outros animais, as autoras dão dicas preciosas para melhorar a relação das pessoas com os chamados seres irracionais e fazer com que esse contato seja o mais proveitoso possível.

Segundo Temple Grandin e Catherine Johnson, tanto os animais como os humanos têm os mesmos centros de emoções básicas no cérebro. Ao todo, foram identificadas sete emoções consideradas fundamentais: busca, raiva, medo, pânico, luxúria, cuidados e brincar. Cada uma delas gera um tipo de comportamento na hora em que os sistemas cerebrais correspondentes são estimulados. Quando o sistema do medo é acionado, por exemplo, o bicho fica paralisado ou foge.

Embora a maioria das pessoas saiba o que fazer para assegurar o bem-estar físico dos animais, muitas ignoram que também é preciso garantir a eles o bem-estar mental. A felicidade de um bicho está diretamente ligada à liberdade dada a ele para agir naturalmente. Caso o comportamento natural seja incompatível com a atual rotina do animal, cabe ao ser humano responsável por ele criar um ambiente estimulante, que permita satisfazer a emoção básica que motiva uma determinada atitude. No caso dos cães, isso é feito garantindo que eles tenham sempre companhia, oferecendo brinquedos e proporcionando exercícios.

Considerada polêmica por acreditar que o uso de animais para fins comerciais é ético, desde que eles sejam tratados com respeito e compaixão, Grandin critica ferozmente quem proporciona uma vida estressante aos bichos. E isso vale tanto para os destinados a um propósito industrial, como o abate para servir de alimento ao homem, quanto para os restritos ao ambiente doméstico, muitas vezes tratados como parte da família.

Ao longo das páginas, os leitores encontram uma série de exemplos que transferem a teoria para a prática. O bem-estar dos animais é um livro imprescindível para donos de animais de estimação, criadores, fazendeiros e tratadores de zoológico, uma vez que oferece soluções concretas para garantir qualidade de vida aos bichos em geral.

Edições (1)

ver mais
O Bem-estar dos Animais

Similares


Resenhas para O Bem-estar dos Animais (1)

ver mais
Uma nova forma de enxergar os animais
on 9/7/14


Gosto do assunto comportamento animal e não poderia deixar de ler um livro de uma autista que diz que tem mais empatia por animais que qualquer outra pessoa. O livro é excelente. Temple Grandin tem um ponto de vista muito interessante sobre como os animais percebem o mundo, muitas vezes dicordando da opinião de gente do calibre de Cesar Millan e de Alexandre Rossi (que não é citado no livro, mas utiliza técnicas parecidas). O livro é fácil de ler e os capítulos são dividos de acordo co... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam1
Avaliações 4.6 / 19
5
ranking 63
63%
4
ranking 32
32%
3
ranking 5
5%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

9%

91%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR