O bosque das ilusões perdidas

O bosque das ilusões perdidas Alain-Fournier


Compartilhe


O bosque das ilusões perdidas


Le Grand Meaulnes




O bosque das ilusões perdidas, ou O Grande Meaulnes (Le Grand Meaulnes no original) foi publicado na França em 1913. Seu autor morreu precocemente, em setembro de 1914, como alferes em combate durante a Primeira Guerra Mundial. Alain-Fournier, que demorara oito anos para terminar seu único romance, muito provavelmente não imaginou que seu livro ganharia a chancela de clássico e seria um dos mais lidos e queridos pelos franceses, atravessando gerações e ganhando traduções e admiradores mundo afora.

No final do século XIX, o pacato François Seurel, com seus quinze anos, narra a história que começa com a chegada de Augustin Meaulnes, um menino exuberante e alto (daí o Grande do título original) que veio morar em sua casa, na pequena cidade de Sante Agathe, e estudar na escola dirigida por seu pai. Mesmo com temperamentos muito diferentes, por vezes opostos, os dois garotos desenvolvem uma amizade leal e fraterna, em que se influenciam mutuamente. Onde um é prudência, o outro é ousadia.

Certa manhã, o irrequieto Augustin Meaulnes se perde ao sair escondido de carruagem para buscar os avós de François na estação. Em suas tentativas frustradas de achar o caminho, ele chega a um lugar misterioso. Exausto, esgueira-se para um quarto e adormece. Quando desperta, está envolto em uma atmosfera de sonho, com pessoas fantasiadas, músicas, uma alegria que se espalha pela mansão que domina o pátio e pelos bosques, em uma celebração que descobre ser o casamento do jovem Frantz. E quando tudo acaba, vê na noite aquela terra sem mapa sumir no pó que as carruagens levantam na estrada. O reencontro com aquele mundo perdido passa a ser sua obsessão. É para o amigo François que conta a estranha aventura que o modificaria para sempre, e a quem pede ajuda.

Uma história de amizade, aventuras e descobertas. Um romance de formação, que percorre essa jornada transformadora, por vezes maravilhosa, por vezes dura, que leva à maturidade.

Aventura / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance / Suspense e Mistério

Edições (5)

ver mais
O bosque das ilusões perdidas
O Bosque das Ilusões Perdidas
O Bosque das Ilusões Perdidas
O Bosque das Ilusões Perdidas (Le Grand Meaulnes)

Similares

(30) ver mais
Le Grand Meaulnes
O Jardim das Ilusões - O Grande Mealne
Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister
Férias Secretas

Resenhas para O bosque das ilusões perdidas (31)

ver mais
Inesquecível e tempestuosa aventura no campo
on 24/3/09


Quem alguma vez na vida já foi tocado profundamente pela beleza do contato direto com uma vida mais natural, tranquila, campestre, com todas as suas belas manhãs, tortuosas tempestades; quem já sentiu na pele a impetuosidade dos leves e pesados ventos, já caminhou por vastos campos e estradas de terra batida, já pentrou o silêncio de povoados desolados e tristes (mas de misteriosa beleza e atração), certamente vai se DELEITAR com a leitura de "O bosque das ilusões perdidas". No entanto... leia mais

Estatísticas

Desejam757
Trocam3
Avaliações 3.8 / 585
5
ranking 27
27%
4
ranking 37
37%
3
ranking 28
28%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

25%

75%

Emme, o Fernando
cadastrou em:
08/06/2018 18:38:04
BIBLIOTECA EREM DR L CABRAL DE MELO
editou em:
02/03/2020 08:53:20