O Brasil em Uníssono

O Brasil em Uníssono Santuza Cambraia Naves


Compartilhe


O Brasil em Uníssono (Modernismo+90)


E leituras sobre música e Modernismo




Este livro cobre uma produção de mais de uma década, desde “O violão azul” até o inédito “O Brasil em uníssono”, escrito para esta coleção. Dois temas ocupam aqui lugar de destaque no livro. O primeiro é a concepção de música proposta por Mário de Andrade e realizada por Villa-Lobos. Os dois enfrentaram o desafio de pensar e fazer música que seja ao mesmo tempo inovadora e comprometida ao expressar da fisionomia do país.

O segundo tema é a relação da música popular brasileira com a estética musical Modernista. A autora põe em pauta a discussão central para compreender o papel da música como traço de união cultural e intelectual do país. Para a autora, músicos como Caetano Veloso e Chico Buarque atualizaram, nos anos 1960, as propostas defendidas por Mário de Andrade e Oswald de Andrade, nos anos 1920. O que possibilita uma perspectiva da música popular inserida em um contexto histórico e intelectual amplo.

As reflexões de uma especialista no assunto trazem informações fundamentais para entender a história da música erudita e popular no Brasil e sobre as manifestações musicais contemporâneas. Os textos são fundamentais para o entendimento dessas tensões além de um convite para novas indagações sobre o tema.

História / História do Brasil / Música

Edições (1)

ver mais
O Brasil em Uníssono

Similares

(15) ver mais
História da Filosofia Ocidental
O Controle do imaginário e a afirmação do romance
Clarice,
Confissões de um Jovem Romancista

Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 4.2 / 5
5
ranking 40
40%
4
ranking 40
40%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

54%

46%

Rafael Boschetti
cadastrou em:
06/05/2017 16:47:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR