O Brasil Espanhol

O Brasil Espanhol Robervan Barbosa de Santana


Compartilhe


O Brasil Espanhol





Por uma questão de herança dinástica, os espanhóis desbancaram a exclusividade portuguesa de colonização do Brasil entre os anos de 1580 e 1640, justamente no período inicial de sua formação. Enquanto as fronteiras brasileiras se expandiam sobre as terras de domínio espanhol e ultrapassavam o antigo Tratado de Tordesilhas, imigrantes de sobrenomes espanhóis como Aragón (Aragão), Ávila, Lopez, Menezes, Rodrigues e também de origem judaica sefardita, iam chegando à América Portuguesa.

Nomes de cidades brasileiras como Cáceres, Catalão, Filipeia - atual João Pessoa - e Toledo, tiveram suas denominações associadas á Espanha em épocas diversas. Nomes de padroeiros e santidades espanholas como Virgem de Guadalupe, Nossa Senhora da Candelária e Nossa Senhora do Pilar, familiarizaram-se entre as devoções católicas adotadas pelos portugueses.

Por fim, a abordagem linguística perceptível em expressões como entonces, oxente!, Vixe María, bueno!, oitcho, oitchenta, barrer, bassoura e usted, derivadas tanto do português antigo quanto do castelhano herdado nas regiões de fronteiras do Sul, são mencionadas nesta obra.

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
O Brasil Espanhol

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

@bibliotecagrimoria
cadastrou em:
28/10/2021 03:04:10
@bibliotecagrimoria
editou em:
28/10/2021 03:06:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR