O Caminho da Iluminação

O Caminho da Iluminação Shantideva

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O Caminho da Iluminação


Bodhicharyavatara




Escrito no século VIII, o
Caminho para a Iluminação
(
Bodhicharyavatara
) ou
Guia para o Modo de Vida do Bodhisattva
(
Bodhisattvacharyavatara
) deShantideva logo se tornou um clássico do buddhismo Mahayana. Diz a lendaque Shantideva recitou o texto inteiro de forma extemporânea, quando foiconvidado a fazer uma preleção para uma congregação de monges na famosauniversidade monástica indiana de Nalanda. O pedido para oferecer seusensinamentos teria derivado de um desejo de humilhar Shantideva, já que osoutros monges achavam que ele não fazia nada a não ser "comer, dormir edefecar". Os monges não imaginavam que apesar de Shantideva dar aimpressão de que levava uma vida de indolência, tinha na verdade uma vidarica em experiência interior e aprendizado profundo. Os relatos tibetanos dahistória alegam que, ao chegar ao capítulo nove, o capítulo sobre a sabedoria,Shantideva começou a subir pelo ar e a desaparecer, embora sua voz aindapudesse ser ouvida.

Independentemente dos méritos dessa lenda, a importância doBodhicharyavatara no panorama cultural e temporal da literatura indiana nãopode ser subestimada. O texto de Shantideva tornou-se uma das obrasbuddhistas mais apreciadas. Para o praticante religioso é uma escriturafundamental, descrevendo as práticas essenciais do buddhismo Mahayana nocaminho para a iluminação. Entre todos os textos religiosos da tradiçãobuddhista Mahayana, pode-se dizer que o
Bodhicharyavatara
de Shantideva e o
Ratnavali
de Nagarjuna continuam a ser as obras básicas, descrevendo acarreira nobre e altruísta do Bodhisattva. Para os estudiosos e filósofos, ocapítulo nove representa uma importante contribuição para o desenvolvimentoda filosofia buddhista do
Caminho do Meio
(
Madhyamaka
). E para osbuddhistas leigos, o texto tornou-se uma fonte de profunda inspiração em suafé pessoal. Até hoje, o capítulo sobre a dedicação, o décimo e último capítulo,permanece como uma das expressões mais intensas de um profundosentimento religioso na literatura buddhista Mahayana.

O impacto do
Bodhicharyavatara
de Shantideva no Tibet talvez tenha sidoinsuperável. Desde a sua tradução para o tibetano, no século XI, a obra vemexercendo uma profunda influência sobre a vida religiosa do povo. Sua extensa influência pode ser encontrada nos ensinamentos de todas as quatro escolasprincipais do buddhismo tibetano: Nyingma, Kagyü, Sakya e Gelug. Além depropiciar amplos estudos relacionais com os ideais e práticas Mahayana,tratados em profundidade na obra, o texto também levou ao desenvolvimentode um novo gênero de literatura, que se tornou coletivamente conhecido como
lojong
, ou "treinamento da mente". É uma categoria de textos religiosos quetratam basicamente de duas preocupações fundamentais da obra deShantideva, o cultivo da mente altruísta do despertar e a geração de umaprofunda percepção sobre a natureza da realidade. A estrofe seguinte estáagora quase imortalizada por causa das reiteradas declarações do Dalai Lamaque é a maior fonte de sua inspiração: "Por tanto tempo quanto o espaço durare por tanto tempo quanto os seres vivos existirem, que eu possa até lá tambémesperar para dissipar a miséria do mundo."

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