O Catecismo de Heidelberg

O Catecismo de Heidelberg Igrejas Reformadas do Brasil


Compartilhe


O Catecismo de Heidelberg


O segundo dos padrões doutrinários das Igrejas Reformadas




O Catecismo de Heidelberg, o segundo dos padrões doutrinários das Igrejas Reformadas, foi escrito em Heidelberg a pedido do Eleitor Frederico III, governador, entre 1559 e 1576, da mais influente província alemã, o Palatinado. Esse piedoso príncipe cristão comissionou Zacarias Ursinus, vinte e oito anos de idade e professor de Teologia da Universidade de Heidelberg, e Gaspar Olevianus, vinte e seis anos de idade e pregador da corte de Frederico, para que preparassem um catecismo para instruir os jovens e guiar pastores e mestres. Na preparação do Catecismo, Frederico contou com o conselho e a cooperação de todo o corpo docente de Teologia. O Catecismo de Heidelberg foi adotado pelo Sínodo de Heidelberg e publicado na Alemanha com um prefácio de Frederico III datado de 19 de janeiro de 1563. Uma segunda e terceira edição alemã, com alguns pequenos acréscimos, além de uma tradução latina, foram publicadas em Heidelberg nesse mesmo ano. Logo cedo o Catecismo foi divido em cinquenta e duas seções para que cada uma delas pudesse ser explicada às igrejas a cada domingo do ano.

O Catecismo de Heidelberg tornou-se ampla e favoravelmente conhecido nos Países Baixos quase imediatamente após sair das prensas, principalmente pelos esforços de Pedro Dathenus, que o traduziu para o holandês e o acrescentou à sua versão do Saltério de Genebra, publicando-o em 1566. No mesmo ano Pedro Gabriel deu o exemplo, explicando-o à sua congregação em Amsterdã nos sermões das tardes de domingo. Os Sínodos Nacionais do século dezesseis o adotou como uma das Formas de Unidade, requerendo dos seus oficiais eclesiásticos que o subscrevessem e que os seus ministros o explicassem às igrejas. Essas exigências foram fortemente enfatizadas pelo grande Sínodo de Dort de 1618/1619.

O Catecismo de Heidelberg tem sido traduzido em muitas línguas e é o mais influente e o mais geralmente aceito dos diversos catecismos dos dias da Reforma.

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
O Catecismo de Heidelberg

Similares


Resenhas para O Catecismo de Heidelberg (4)

ver mais
Catecismo de Heidelberg
on 30/12/22


Este Catecismo foi escrito a pedido de Frederico III, um piedoso príncipe, Governador de Palatinado, uma província alemã. Quem se encarregou da sua confecção foi Zacarias Ursinuse ele deixou sua erudição no documento final, que é tido como ?um catecismo de poder e beleza incomuns, uma obra prima reconhecida?. Uma das características singulares deste Catecismo é que ele possui mais textos prova do que as demais confissões, pois seus autores queriam que ele fosse ?um eco da Bíblia?. Uma ... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 12
5
ranking 67
67%
4
ranking 17
17%
3
ranking 8
8%
2
ranking 0
0%
1
ranking 8
8%

60%

40%

Rosane.
cadastrou em:
31/08/2018 12:08:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR