O choro

O choro Alexandre Gonçalves Pinto...


Compartilhe


O choro


reminiscências dos chorões antigos




Publicado originalmente em 1936, o livro O CHORO foi uma tentativa do autor, o carteiro e cavaquinista amador Alexandre Gonçalves Pinto, de registrar e perpetuar a memória não só dos chorões que conhecera na juventude, como também do ambiente do choro como um todo.

Organizado sob a forma de verbetes, O CHORO é uma verdadeira pérola que descortina a vida cultural de classes populares cariocas, descrevendo com detalhes como se davam os encontros entre os chorões, as comidas e bebidas preferidas, os frequentadores dos saraus e serestas, os instrumentos, as danças, as expressões e gírias correntes na época, além, é claro, das músicas de maior sucesso no período.

O estilo da escrita da Alexandre é um atrativo à parte. Num claro esforço de conferir dignidade e relevância ao tema e aos personagens de seu livro, ele abusa dos adjetivos dramáticos e cunha expressões memoráveis como “seus choros faziam falar os mudos e movimentavam os paralíticos”, “hoje retirado do choro, onde com seus feitos imortalizou-se, é um intelectual da nossa engenharia”, “escrever os grandes feitos deste herói equivale a uma epopeia” ou “com sua morte perdeu-se um futuro próspero e risonho para a grandeza do nosso caro Brasil”. Melhor ainda, Alexandre fala não só sobre os músicos bons mas também sobre os ruins: “tocava pessimamente o oficleide, e de ouvido”.

Agora pela primeira vez este livro é lançado em uma edição que atualiza a grafia e complementa os verbetes com informações descobertas nos últimos 80 anos. Por exemplo: datas de nascimento e morte dos personagens perfilados, músicas de maior sucesso e outros dados biográficos. Há ainda reproduções de fotografias de alguns dos músicos citados e ilustrações que auxiliam na compreensão do texto. Os comentários e pesquisa iconográfica são da pesquisadora Anna Paes e da jornalista Nana Vaz de Castro, responsável também pela edição e atualização do texto.

Além disso, a nova edição de O CHORO traz encartado um CD com 18 faixas, gravações retiradas das coleções Princípios do Choro e Joaquim Callado: Pai dos Chorões (ambas lançadas pela Acari Records). São portanto registros contemporâneos de obras citadas no livro, executadas por artistas de destaque como Mauricio Carrilho, Luciana Rabello, Altamiro Carrilho, Nailor Proveta, Toninho Carrasqueira, e muitos outros.


História / Biografia, Autobiografia, Memórias / História Geral / História do Brasil

Edições (1)

ver mais
O choro

Similares


Resenhas para O choro (1)

ver mais
Crítica: ‘O Choro: Reminiscências dos Chorões Antigos’, de Alexandre Gonçalves Pinto
on 14/7/17


O Choro: Reminiscências dos Chorões Antigos é uma viagem envolvente pelo universo de origem daquele que é considerado o primeiro gênero musical brasileiro, por excelência. Escrito e publicado pela primeira vez em 1936, o livro mereceu nova edição, revisada em 2014, com fotografias e ilustrações da época, pela gravadora e editora Acari records – também ela edicada ao choro. Esta é uma obra obrigatória para pesquisadores, músicos e amantes do gênero, porque registrou nomes e histórias qu... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

27%

73%

João Sena
cadastrou em:
03/06/2015 15:10:40
João Sena
editou em:
03/06/2015 15:21:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR