O Clube do Bangue Bangue

O Clube do Bangue Bangue Greg Marinovich...


Compartilhe


O Clube do Bangue Bangue





O período compreendido entre a libertação de Nelson Mandela, em 1990, e sua eleição para presidente, em 94, foi um dos mais violentos da história da África do Sul. A euforia gerada pela libertação do líder negro foi acompanhada de uma intensa onda de terror.
O governo branco sustentava que os distúrbios eram fruto da luta travada entre o CNA (Congresso Nacional Africano), de Mandela, e o Inkatha, partido separatista zulu. Anos depois, ficaria provado que os assassinatos eram planejados pelo governo a fim de abalar a sustentação do CNA e impedir a vitória do partido na primeira eleição em que brancos, negros e coloured votariam em igualdade de condições.
Trabalhando para jornais do país e agências internacionais, os amigos Ken Oosterbroek, Kevin Carter, João Silva e Greg Marinovich fotografavam os conflitos na periferia de Joanesburgo. Os quatro ganharam um apelido de uma revista sul-africana: Clube do Bangue-Bangue - rótulo a que resistiram inicialmente, mas que terminaram por assumir.
As fotos do Clube contribuíam para chamar a atenção do mundo para o que ocorria na África do Sul e receberam prêmios internacionais, como o Pulitzer. Mas os quatro fizeram, cada um a seu modo, uma descida aos infernos. Unidos pela terrível experiência de registrar os massacres, eles experienciaram um profundo dilema ético: quando se presencia um assassinato, é melhor socorrer a vítima ou fotografar? Dilacerados pela violência extrema e pela obstinação em obter a melhor foto, cumpriram trajetórias distintas, mas marcadas pela mesma dificuldade: lidar com a impossibilidade de registrar os acontecimentos e, ao mesmo tempo, ajudar as pessoas em perigo.
Ken Oosterbroek morreu durante uma batalha na cidade-dormitório de Thokoza, em 1994. Kevin Carter suicidou-se aspirando a fumaça de seu carro. O sul-africano Greg Marinovich e o moçambicano João Silva sobreviveram, e refazem em O Clube do Bangue-Bangue uma história que permite entender os lances mais violentos de um combate selvagem e dá contornos tão humanos quanto dramáticos ao dia-a-dia de um correspondente de guerra.

Edições (1)

ver mais
O Clube do Bangue Bangue

Similares


Resenhas para O Clube do Bangue Bangue (32)

ver mais
Uma inusitada surpresa
on 2/12/23


Ganhei esse livro há muito tempo e desde então ele esteve encalhado na minha estante. Depois q li A Espera dos Bárbaros, livro parcialmente inspirado no apartheid, fui procurando livros com mais ou menos as mesmas temáticas e assim decidi dar uma chance a esse, que sempre me chamou a atenção. Essa sede de conhecer mais sobre o assunto me atrapalhou em alguns momentos já q o livro é sobre a vida de fotógrafos q viveram o apartheid, portanto em muitos momentos o lado político ficava ... leia mais

Vídeos O Clube do Bangue Bangue (1)

ver mais
'The Bang Bang Club' - The Trailer

'The Bang Bang Club' - The Trailer


Estatísticas

Desejam40
Trocam1
Avaliações 4.5 / 87
5
ranking 62
62%
4
ranking 28
28%
3
ranking 10
10%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Silvana (@delivroemlivro)
cadastrou em:
31/01/2009 12:41:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR