O Código das Profundezas

O Código das Profundezas Roberto Lopes


Compartilhe


O Código das Profundezas


Coragem, Patriotismo e Fracasso a Bordo dos Submarinos Argentinos nas Malvinas




Em abril de 1982, os submarinos argentinos mobilizados para garantir a defesa das ilhas Malvinas saíram para o mar gelado do Atlântico Sul com problemas no casco, motores enguiçados, defeitos nos tanques de lastro e panes nos computadores de bordo, nas comunicações, em geradores de energia e até nos torpedos.

Em O Código das Profundezas Roberto Lopes resgata e analisa esta história com base em documentos sigilosos das marinhas da Argentina, dos Estados Unidos e do Brasil, além de documentos diplomáticos argentinos. Um livro essencial para se entender o episódio e que lança luz sobre o futuro geopolítico do Atlântico Sul.

“Este livro descreve a ameaça que a Força de Submarinos da Armada argentina representou para seus inimigos ingleses durante a Guerra das Malvinas, em 1982. Os fatores que condicionaram sua atuação e as lições – e consequências – derivadas de seu modesto desempenho”, afirma Lopes.

Entre as muitas revelações, o autor conta que o Almirante Juan Lombardo - submarinista idealizador do assalto anfíbio às Malvinas e atualmente preso por violações aos Direitos Humanos - fez com os seus subordinados o que não quis para si mesmo, em 1958: tripular um submarino velho em situação de grave risco.

A obra também esclarece como o fiasco dos submarinos argentinos determinou o desprestígio da Marinha do país, hoje, inferior às marinhas da brasileira, chilena e peruana.

História / História Geral

Edições (1)

ver mais
O Código das Profundezas

Similares

(5) ver mais
Rede de Intrigas
As Duas Faces da Glória
Dentro dos Arquivos de Stalin
Operação Brasil

Resenhas para O Código das Profundezas (3)

ver mais
Não agradou muito
on 9/8/21


A história é bastante interessante, e o nível de detalhes sobre a situação e sobre os submarinos é satisfatório. A leitura é difícil, não flui muito, e isso não por ele ser muito técnico, mas sim pelo estilo da escrita, um pouco embargada e complicada sem necessidade. A revisão do livro falhou em vários momentos: diversos erros (detalhes) ao longo do texto, seja de formatação e estilo, até alguns de texto mesmo. O autor se propõe a escrever de maneira emocionante mas as transições ent... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam2
Avaliações 3.9 / 30
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 30
30%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

72%

28%

Marcos
cadastrou em:
04/04/2012 18:25:05
Allysson Falcon
editou em:
10/09/2019 00:39:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR