O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo




O Cortiço





"Todas as vezes quem um grande artista nasce é como se o mundo fosse criado de novo, porque nós começamos a enxergá-lo como ele o mostra"
Antonio Candido referindo-se a Aluísio Azevedo em "De cortiço a cortiço"

"Não sou nem posso ser ingrato para com o público que me leia ou por ventura me aplauda, pois o público jamais lê ou aplaude por obséquio a quem quer que seja. O público nunca faz favor a ninguém, faz justiça."
Aluísio Azevedo

Com o perfil de autor tão antigo e tão moderno, comum apenas aos clássicos, Aluísio Azevedo publicou "O Cortiço" em 1890, romance que descreve a sociedade brasileira da época e é considerado um dos marcos do Naturalismo. O proletário e a desigualdade social são presenças marcantes na obra: o ganancioso e avarento comerciante português João Romão, a trabalhadeira Bertoleza, o vizinho tico Miranda, o malandro preguiçoso Jerônimo, a mulata Rita Baiana, todos tratados como uma extensão do cortiço, personagem principal cujo cotidiano é descrito ao longo da narrativa. Eis o primeiro grande romance social brasileiro e um dos principais do autor.

Literatura Brasileira / Romance / Infantojuvenil

Edições (123)

ver mais
O Cortiço
O cortiço
O Cortiço
O Cortiço

Similares

(90) ver mais
A metamorfose
Inocência
As Parceiras
Casa de pensão

Resenhas para O Cortiço (442)

ver mais
A Última Palavra em Soluções Imobiliárias
on 24/9/13


Confesso que comprei "O Cortiço" com aquele pé atrás de estudante de escola pública obrigado a ler livros de autores nacionais. Achei o tomo em uma padaria (!) que fica ao lado da rodoviária de minha cidade por causa do atraso do ônibus, e paguei a bagatela de R$3,00 ( Menos da metade de uma daquelas revistas toscas sobre tatuagens ou penteados que estavam do lado) . Movido apenas pelo medo do tédio de ter que ficar ali sentado por muito tempo sem ter o que fazer e pra não perder a op... leia mais

Vídeos O Cortiço (5)

ver mais
Review - Livro O Cortiço

Review - Livro O Cortiço

O Cortiço, de Aluísio Azevedo | Cai no Vestibular | Pilha de Leitura

O Cortiço, de Aluísio Azevedo | Cai no Vestib

O CORTIÇO, DE ALUÍSIO AZEVEDO (#20)

O CORTIÇO, DE ALUÍSIO AZEVEDO (#20)


Estatísticas

Desejam967
Trocam950
Avaliações 3.6 / 32.079
5
ranking 23
23%
4
ranking 30
30%
3
ranking 32
32%
2
ranking 11
11%
1
ranking 4
4%

25%

75%

Vivi
editou em:
16/01/2017 16:41:27
Vivi
aprovou em:
16/01/2017 16:41:39